QUESTÃO 1
“Rio terá primeiro observatório brasileiro para o racismo religioso”.
“O estado do Rio de Janeiro criou o “Observatório Mãe Beata de Iemanjá sobre o Racismo Religioso”, o primeiro órgão institucional deste tipo em todo o país. O grupo reunirá representantes de instâncias governamentais e da sociedade civil, e sua criação foi confirmada com a sanção e publicação da lei em edição extra do Diário Oficial do Estado. O objetivo do novo observatório é reunir autoridades públicas e sociedade para estabelecer linhas de pesquisa e integrar medidas de enfrentamento aos diferentes tipos de violência impostos aos fiéis de religiões de matriz africana nos 92 municípios fluminenses, como discriminação, ofensas e ataques a terreiros de umbanda e candomblé.A iniciativa, da deputada estadual Renata Souza (PSOL), prevê que o órgão seja coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e reúna representantes dos três poderes, além de membros das universidades e das comunidades da umbanda e do candomblé, em articulação com o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (Coneplir).A autora da proposta entende que o racismo religioso é um desdobramento dos quatro séculos de escravidão ocorridos no Brasil, que negaram direitos à comunidade de negros escravizados trazidos da África e a seus descendentes. Para ela, a criação do órgão pretende dar visibilidade, segurança e garantir que as violências sejam denunciadas”.
Fonte: CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/rio-tera-primeiro-observatorio-brasileiro-para-o-racismo-religioso/>. Acesso em: 17/12/2021.
Observamos que a notícia é positiva e nos estimula a pensarmos em ações que promovam o direito à liberdade religiosa, que facilitem a empatia pela crença alheia. A promoção de tais medidas demanda conhecimentos sobre aquilo que está em curso. Analisando projetos de tal natureza, é possível avançarmos. Posto isso, a atividade mapa aqui proposta é a seguinte:
1. Faça uma pesquisa e identifique, no seu município ou estado, órgãos de combate à discriminação religiosa.
2. Produza um relatório denotando aspectos positivos e lacunas a serem supridas.
3. Faça uso de textos e imagens que possibilitam o amplo conhecimento dessas ações.
Orientações:
- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da Disciplina.
- Siga atentamente as orientações descritas, desenvolvendo, em seu trabalho, todos os conteúdos elencados.
- Seu texto deverá ser desenvolvido em, no máximo, 2 laudas.
- Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Lembre-se de fundamentar teoricamente o seu posicionamento, pois no ambiente acadêmico não é interessante apenas o senso comum.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).
Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!
1. Faça uma pesquisa e identifique, no seu município ou estado, órgãos de combate à discriminação religiosa.
2. Produza um relatório denotando aspectos positivos e lacunas a serem supridas.
3. Faça uso de textos e imagens que possibilitam o amplo conhecimento dessas ações.
Orientações:
- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da Disciplina.
- Siga atentamente as orientações descritas, desenvolvendo, em seu trabalho, todos os conteúdos elencados.
- Seu texto deverá ser desenvolvido em, no máximo, 2 laudas.
- Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Lembre-se de fundamentar teoricamente o seu posicionamento, pois no ambiente acadêmico não é interessante apenas o senso comum.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).
Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!
Olá,
O MAPA lhe permite vivenciar a experiência imersiva da disciplina próxima a realidade prática, veja como foi sua avaliação:
Nota / Valor Descrição dos critérios:
2.00 / 2.00 1. Identificou órgãos de combate à discriminação
1.20 / 1.20 2. Aspectos positivos e passíveis de melhora.
0.50 / 0.50 3. Utilizar imagens.
0.30 / 0.30 4. Gramática
0.10 / 0.10 5. Formulário
0.40 / 0.40 6. ABNT
-----------
4.50 / 4.50 Nota final
Parabéns pelo excelente MAPA! Você identificou os órgãos de combate a discriminação na sua região, bem como realizou uma análise do serviço prestado, desenvolvendo uma reflexão a respeito da discriminação religiosa.
Bons estudos! Tutora Amanda.
NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA
Ao realizar a pesquisa, encontrei como principal órgão de combate à discriminação religiosa
no município de Lins estado de São Paulo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentado - SEDESU,
onde percebi como ponto positivo o fato de que esse órgão municipal valoriza o turismo religioso
como patrimônio cultural existente, especialmente, os expressos em templos religiosos de influência
da cultura grega e japonesa.
Ao analisar o site da prefeitura e o Plano Diretor de Turismo do município de SP até
2025, percebe-se os seguintes pontos turísticos religiosos: “Igreja dos Gregos”; Catedral de Santo
Antônio; Santuário Nossa Senhora de Fátima; Paróquia de São João Dom Bosco. Dentro do
segmento de Turismo Étnico, compreendido como atividades turísticas envolvendo a vivência de
experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos,
destaca-se: Templo Budista Taissenji / Museu Nissui Ibaragui; Museu Histórico e Arqueológico de
Lins; Portal Tori e Rua Japonesa; Templo Budista Hompa Homgwanji. (PLANO DIRETOR DE
TURISMO, 2022). A seguir uma imagem do Templo Budista na cidade e - SP.
Imagem 1: Templo Budista Taissenji Homom Butsuryushi do Brasil
Fonte: https:/.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/4854/roteiro-historico-religioso
Promover o turismo religioso é um ponto positivo, mas como ponto negativo senti que
existe a invisibilidade do turismo religioso afrodescendente na cidade de Lins, estado de São Paulo.
Existe outro órgão no município de Lins, o do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que desenvolve a Semana de Consciência Negra desde
2013, e de lá para cá todo ano incentivam projetos escolares sobre a conscientização da cultura,
história, arte e da religião afrodescendente no município, mas no meu entendimento, a religião e
cultura africanas não deve ser trabalhada nas escolas apenas na semana da consciência negra.
Ter a Semana de Consciência Negra é um aspecto positivo, porém é pouco, a globalização
trouxe-nos o conhecimento de várias experiências culturais e religiosas e estabelecemos hoje no
nosso país várias crenças religiosas proporcionando uma reflexão com vista a um novo humanismo,
com o principal objetivo de promover a paz através do diálogo inter-religioso e com isso ensinar a
nossos alunos a existência de uma diversidade religiosa na sociedade brasileira. Na Declaração
Universal dos Direitos Humanos (1948) no Artigo XVIII, considera-se que: “Toda pessoa tem
direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de
religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença para fins de ensino, prática,
cultos e observância, individual ou coletivamente, em público ou privado”. (ONU, 1948 ).
No entanto uma justificativa para o não reconhecimento e desrespeito às diversas
manifestações religiosas em nosso país, muitas vezes se dá por razões históricas de preconceito que
existem e se manifestam por meio da humilhação imposta ao indivíduo visto como 'diferente', é
papel da escola promover debates para que esse preconceito enraizado se desconstrua, os
professores da cidade de Lins-SP não precisam esperar a Semana da Consciência Negra promovida
pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, pois há mais
de uma década o ensino da História e da cultura afro-brasileira ocupa um espaço a ser respeitado no
currículo das escolas, isso se deve à luta do movimento negro que vem defendendo a inclusão de
temas sobre o reconhecimento da população negra como um dos pilares fundamentais para a
formação do Brasil. Impulsionado pela Lei 10.639, que, a partir de 2003, não só tornou obrigatória
a presença desse conteúdo em todas as instituições de ensino, como fixou a permanência da
comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar.(LEI 10.639/2003).
Por tanto as sugestões tanto para o turismo religioso da cidade aqui apresentada como a
semana da Consciência Negra, é que devem perceber que é na educação que encontramos o
instrumento primordial para fazer o resgate da religião dos povos africanos até então esquecidos.
Daqueles que foram trazidos de suas cidades de origem a força para outros lugares, onde foram
impostos a aceitar a forma de viver dos colonizadores, uma vida de intensos trabalhados, maus
tratos. Cabe à escola desmistificar a visão eurocêntrica que a sociedade tem do africano e
afrodescendente, revelando as razões do preconceito e distinguindo os diversos traços culturais
existentes na cultura brasileira.
REFERÊNCIAS
IMAGEM 1: Templo Budista Taissenji Homom Butsuryushi do Brasil. Disponível em:
https://.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/4854/roteiro-historico-religioso. Acessado: 17 de
junho de 2022.
LEI FEDERAL nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
– Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade, 2005.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.
PLANO DIRETOR DE TURISMO - 2025. Disponível em:
https://www.lins.sp.gov.br/arquivos/42_plano_diretor_de_turismo.pdf. Acessado: 17 de junho de
2022
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