sábado, 24 de setembro de 2022

GABARITO - QUESTIONÁRIOS 2 - HISTÓRIA MODERNA - UNICESUMAR (2022)

 QUESTÃO 1

Em meados do século XVIII, o filósofo francês Denis Diderot convidou alguns dos principais intelectuais do país – escritores, cientistas, acadêmicos e filósofos para escrever artigos para um enorme Dictionnaire raisonné des sciense, des arts et des métiers,  no qual ele atuava como o editor chefe e colaborador.

O livro da História. São Paulo: Globo Livros, 2017, p. 192.

 


A publicação desta Enciclopédia foi de grande importância para o movimento iluminista, isso porque apesar de não ser a primeira obra do tipo a ser publicada, ela foi a primeira a ter o conteúdo assinado por autores e a dar atenção especial aos seus ofícios. Acerca do Iluminismo, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

 

(  ) O movimento iluminista valorizou o poder da razão e do ceticismo como forma de atingir um conhecimento verdadeiro.

(  ) A razão, segundo Voltaire, é fundamental para a libertação do conhecimento cientifico das amarras da religião, entretanto, não interfere, diretamente, na vida humana.

(  ) Esta busca por um conhecimento verdadeiro pautado na razão, expressou o desejo crescente de se romper com as crenças sobre o mundo, até então influenciadas pelos ensinamentos religiosos e doutrinas da Igreja.  

(  ) Voltaire, importante representante do iluminismo, defendia que a razão é intimamente ligada ao uso que se faz dela, ou seja, é mais importante saber como usá-la do que defini-la.

 

A sequência correta é:

 

Alternativas

Alternativa 1:

V, V, F, V.


Alternativa 2:

V, F, V, V. [CORRETA]


Alternativa 3:

V, F, F, V.


Alternativa 4:

F, V, V, V.


Alternativa 5:

F, F, V, F.



QUESTÃO 2

Observe a imagem e o excerto abaixo, traduzido de um documento francês do século XVIII:




“Avisamos aos pais e mães, tios, tias, tutores, tutoras, diretores e diretoras de internatos e, de modo geral, todas as pessoas que tenham crianças preguiçosas, gulosas, indóceis, desobedientes, briguentas, mexeriqueiras, faladoras, sem religião ou que tenham qualquer outro defeito, que o senhor Bicho-Papão e a senhora Tralha-Velha acabaram de colocar em cada distrito da cidade de Paris uma máquina semelhante à representada nesta gravura e recebem diariamente em seus estabelecimentos, de meio-dia às duas horas, crianças que precisem ser corrigidas. Os senhores Lobisomem, Carvoeiro Rotomago e Come-sem-Fome e as senhoras Pantera Furiosa, Caratonha-Sem-Dó e Bebe-sem-Sede, amigos e parentes do senhor Bicho-Papão e da Senhora Tralhavelha, instalarão brevemente máquina semelhante, que será enviada às cidades das províncias e eles mesmos irão dirigir a execução. O baixo preço da correção dada pela máquina a vapor e seus surpreendentes efeitos levarão os pais a usá-la tanto quanto o exija o mau comportamento de seus filhos. Aceitam-se como internas crianças incorrigíveis, que são alimentadas a pão e água”.


FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987, p. 53.

 

Considerando a imagem, o excerto e o contexto histórico no qual eles estavam inseridos, considere "V" para o que for verdadeiro e "F" para o que for falso:


(  ) A disciplina se tornou uma das principais formas de dominação entre os séculos XVII e XVIII.

(  ) O texto indica uma coerção generalizada sobre a sociedade, uma vez que até crianças eram alvos da política disciplinar.

(  ) Pode-se perceber a permanência da superstição na sociedade da época, devido à citação de vários personagens temidos pelo público infantil.

(  ) O medo estava acima da disciplina na sociedade europeia dos séculos XVII e XVIII. Temer o sobrenatural era uma regra, e não uma estratégia.


Está correta a alternativa que apresenta a sequência:

Alternativas

Alternativa 1:

F, F, V, F.


Alternativa 2:

F, V, V, V.


Alternativa 3:

V, F, V, F.


Alternativa 4:

V, V, F, V.


Alternativa 5:

V, V, V, F. [CORRETA]


QUESTÃO 3

Para pôr freio à mobilidade social existente, que expulsava os camponeses das terras e diluía os quadros tradicionais da nobreza, Carlos I proibiu os cercamentos de terras (enclousures) e restringiu a venda de títulos; expulsou a gentry da Corte, fortaleceu os privilégios dos pares e reforçou a hierarquia das classes, fixando suas funções, acesso à Corte e outros órgãos de poder.

FLORENZANO, M. As Revoluções Burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981., p. 92.

  


Acerca do tema abordado na citação acima, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

As medidas descritas acima e desenvolvidas do modo como fora descrito, não atraíram nem acalmaram os camponeses,

PORQUE

Não era o foco principal delas dirimir suas condições de expropriados, por meio da proibição dos cercamentos. O foco, ao proibir tal prática, era, sim, o de restituir a nobreza de sua posição não só de status, mas econômica, e isso, em contrapartida, despertou a fúria da gentry que tanto enriquecera por meio dos cercamentos.

 

A respeito dessas asserções, considere a opção correta.


Alternativas

Alternativa 1:

As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. [CORRETA]


Alternativa 2:

As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.


Alternativa 3:

A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.


Alternativa 4:

A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.


Alternativa 5:

Ambas as asserções são falsas.


QUESTÃO 4

Em relação ao Estado Absolutista e seus teóricos, leia o texto a seguir:

 

“Influenciados pelos pensamentos racionais de Descartes, a política e a filosofia tentaram desvincular-se da religião. O poder de governar deveria ser do governante, e não da Igreja. Com isso, a doutrina jusfilosófica se aproximou da criação de Estados, fortes, em que os governantes deveriam ter mais poder do que o papado.”

ALBERGARIA, Bruno. A construção histórica dos Estados modernos (absolutistas) no mundo ocidental. In: Meritum. v. 7, n. 1, p. 81-109. Belo Horizonte, jan./jun. 2012. Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/1201/822. Acesso em 14 jun. 2022

 

Durante a Idade Moderna, houve a modificação do pensamento dos povos europeus em relação a várias áreas, incluindo-se a religião, a arte e, não menos importante, a política. Nesse sentido, com base na unidade e no texto provido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. Maquiavel, Martinho Lutero e João Calvino podem ser considerados como pensadores do Estado Moderno, e suas reflexões absolutistas.

PORQUE

II. Estes autores consideraram o papel que o governo secular, ou seja, não-religioso, deveria cumprir entre os homens – em visões diferentes àquela apresentada durante a Idade Média.

 

Marque a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.[CORRETA]


Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.


Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 5

Sobre a formação do Estado Moderno, na perspectiva de Perry Anderson, considere o excerto a seguir:


“As alterações nas formas de exploração feudal sobrevindas no final da época medieval estavam, naturalmente, longe de serem insignificantes. Na verdade, foram precisamente essas mudanças que modificaram as formas do Estado. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional – não obstante e contra os benefícios que elas tinham conquistado com a comutação generalizada de suas obrigações.”

 

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 18

 

 

Com base no que foi lido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. Perry Anderson acreditava que o absolutismo foi uma readequação do sistema medieval ao novo período.

PORQUE

II. Muito do sistema medieval foi visto pelo autor neste momento, por exemplo, a sujeição dos camponeses à sua posição social tradicional.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.[CORRETA]


Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.


Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 6

Sobre a Revolução Gloriosa, considere o texto a seguir:

 

“Diferentemente dos cientistas naturais que podem demonstrar suas descobertas de maneira conclusiva reproduzindo seus experimentos, os historiadores atuam no mundo das impressões, que podem ou não convencer os seus leitores, e não podem jamais ser demonstradas sem a sombra de uma dúvida. Assim, enquanto os primeiros ampliam e fundam verdades estabelecidas, os últimos continuam a revisá-las.

[...]

A Revolução de 1688 não foi precipitada por inquietação social ou alguma crise econômica, e por isso não se enquadra nos critérios convencionais das revoluções, razão pela qual alguns historiadores revisionistas negam que ela tenha sido algo mais do que um golpe palaciano.”

 

BURKE, Edmund.  A Inglaterra e o nascimento da democracia parlamentar. In: PIPES, Richard. Propriedade e liberdade. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 182

 

Tendo como base o texto anterior, avalie as afirmações a seguir:

 

I. Há vertentes historiográficas que apontam a Revolução Gloriosa como um golpe palaciano.

II. Há comprovações das ciências naturais que atestam o caráter burguês da revolução gloriosa de 1688.

III. A História Moderna, assim como todos os períodos históricos, não foi construída por meio de ciências exatas, mas sim por interpretações e impressões da realidade.

IV. Dentro da análise da história inglesa há um consenso entre os escritos historiográficos, tendo em vista que podemos afirmar que a causa da revolução foi primordialmente econômica.

 

Marque a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

I e III, apenas.[CORRETA]


Alternativa 2:

II e IV, apenas.


Alternativa 3:

I, II e III, apenas.


Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.


Alternativa 5:

I, II, III e IV.


QUESTÃO 7

Acerca do nascimento e afirmação da reforma protestante, considere o texto a seguir:

 

“Em primeiro lugar, ensina-se e mantém-se, unanimemente, de acordo com o decreto do Concílio de Nicéia, que há uma só essência divina, que é chamada Deus e verdadeiramente é Deus. E todavia há três pessoas nesta única essência divina, igualmente poderosas, igualmente eternas, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, todas três uma única essência divina, eterna, indivisa, infinita, de incomensurável poder, sabedoria e bondade, um só criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. E com a palavra persona se entende não uma parte, não uma propriedade em outro, mas aquilo que subsiste por si mesmo, conforme os Pais usaram esse termo nessa questão. Rejeitam-se, por isso, todas as heresias que são contrárias a esse artigo, como os maniqueus, que afirmaram a existência de dois deuses, um bom e um mau; também os valentinianos, arianos, eunomianos, maometanos e todas as similares, também os samosatenos, os antigos e os novos, que afirmam uma só pessoa e sofismam acerca do Verbo e do Espírito Santo, dizendo não serem pessoas distintas, porém que Verbo significa palavra ou voz física, e que o Espírito Santo é movimento criado em suas criaturas.”

LUTERANOS.com.br. A Confissão de Augsburgo. Brasil, s/d. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/a-confissao-de-augsburgo. Acesso em: 14 jun. 2022

 

A partir de sua leitura, considere V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.

 

(  )  A Reforma Luterana tinha como objetivo a cisma e a destruição da Igreja Católica Apostólica Romana, considerada a Babilônia moderna.

(  ) A Reforma Protestante popularizou dogmas então considerados heréticos, tais como a salvação exclusivamente pela fé, a Bíblia como único conhecimento divino, e a rejeição do sacerdócio instituído pela sucessão apostólica.

(  ) Os protestantes de então possuíam uma visão diferente de Deus, que possuiria uma única Essência e uma única Pessoa, Jesus Cristo.

(  ) O movimento protestante surge contra o poder religioso que os líderes seculares (príncipes e reis) tinham dentro das instituições religiosas, característica presente na Ortodoxia Oriental e no Catolicismo.


A sequência correta é:

Alternativas

Alternativa 1:

V, F, F e V.


Alternativa 2:

F, V, F e F.[CORRETA]


Alternativa 3:

F, V, V e V.


Alternativa 4:

V, F, V e V.


Alternativa 5:

V, V, V e V.



QUESTÃO 8

“Muitos artistas e arquitetos viajaram para a Cidade Eterna a fim de trabalhar nos projetos artísticos fomentados por vários patronos papais. Entre eles estavam Donato Bramante (1444-1514), Michelangelo (Michelangelo Buonarroti; 1475-1564), Rafael (Raffaello Sanzio da Urbino; 1483-1520), Pinturicchio (Bernardino di Betto; 1454-1513) e Luca Signorelli (1440-1523). Ruas e bairros completamente novos cresceram na cidade, novas igrejas foram construídas e decoradas, e o projeto da Basílica de São Pedro começou a ganhar forma.

[...]

Os artistas da Alta Renascença compartilhavam da filosofia humanística que colocava o homem e as realizações da Humanidade no centro de todas as coisas.”

 

FARTHING, Stephen. Tudo sobre história. Rio de Janeiro: 2011, p. 173

 

 

No contexto do Renascimento, as questões de ciência e fé são sempre muito debatidas, devido à complexidade que essas áreas desenvolveram. Tendo essa temática em mente, analise as afirmações a seguir:

 

I. Durante o Renascimento apenas artistas que faziam parte do clero podiam realizar obras para as igrejas.

II. O mecenato laico foi o mais expressivo durante o Renascimento, isso pode ser atestado pelo fato de a maioria das obras de arte renascentistas serem seculares.

III. Rafael Sanzio e Michelangelo foram dois artistas renascentistas que conquistaram muita fama nos dias de hoje. Esse reconhecimento foi fruto apenas das criações seculares de ambos.

IV. A ciência e a fé, durante o Renascimento, caminharam juntas. Como foi lido anteriormente, muitos artistas renascentistas eram adeptos da filosofia humanista e também eram financiados por membros da igreja para trabalharem.

 

Marque a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

III, apenas.


Alternativa 2:

IV, apenas.[CORRETA]


Alternativa 3:

II e IV, apenas.


Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.


Alternativa 5:

I, II, III e IV.



QUESTÃO 9

Acerca da filosofia medieval, considere o texto a seguir:

 

“Confesso que tenho sérias dificuldades em rotular como sendo um período de trevas uma época em que, inegavelmente, houve um grande cuidado com a elaboração de um pensamento rigoroso e bem fundamentado; um período em que pudemos ver a beleza e engenhosidade arquitetônica das grandes catedrais; um período em que foram compostas obras de grande significado filosófico, teológico e literário – basta lembrar da Suma Teológica de Tomás de Aquino ou de A Divina Comédia de Dante–; um período que assiste ao surgimento e consolidação das universidades com seus debates acadêmicos e vasta produção intelectual e, at least, but not last, como não referir São Francisco de Assis, eleito pela revista norte-americana Times como o homem do milênio, dada sua vida despojada e inteiramente devotada aos mais desvalidos e excluídos do convívio social? Tais exemplos nos advertem que não só trevas povoaram o medievo.”

 

VASCONCELOS, Manoel. Filosofia Medieval: uma breve introdução. Pelotas: Nepfil, 2014, p. 09

 

O excerto anterior nos rende muitos exemplos de nomes que compuseram o quadro de pensadores da filosofia medieval, assim como elenca as formas de produção do conhecimento do período. Diante do que foi lido, marque a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

O pensamento filosófico medieval era exclusivamente religioso e, portanto, todas as obras escritas durante o período foram produzidas exclusivamente por clérigos.


Alternativa 2:

O texto em questão deixa em evidência o obscurantismo do período medieval e suas produções intelectuais, isto reforça a ideia de luzes que o Iluminismo inaugurou.


Alternativa 3:

De acordo com o excerto anterior, podemos concluir que o pensamento filosófico medieval era oposto as ideias cristãs, visto que prezava o conhecimento universitário e acadêmico.


Alternativa 4:

O pensamento filosófico medieval estava vinculado à religiosidade, visto que muitos religiosos eram os principais representantes deste conhecimento, ou as temáticas debatidas eram cristãs.[CORRETA]


Alternativa 5:

A filosofia medieval foi exatamente igual a filosofia proposta pelos humanistas, isto é, tratava apenas de assuntos humanos, sempre muito rigorosos nos assuntos que tangem a razão antropocêntrica.



QUESTÃO 10

Acerca da Revolução Francesa, leia o trecho a seguir:


“Alguns momentos relevantes dentro do processo da história moderna criaram um cenário favorável para que a Revolução Francesa viesse a calhar - como a dissolução do sistema feudal, o processo de enfraquecimento da aristocracia feudal durante as Cruzadas e a gênese do mercantilismo durante as expedições à Jerusalém; A ascensão da revolução comercial e os processos de acumulação primitiva, os cercamentos de terra e a nova ética social de trabalho e consumo difundida pelo protestantismo, a Guerra dos Trinta Anos e os tratados da Paz de Vestefália, eventos que foram resultados não somente de movimentações religiosas, mas também de cunho político, econômico e territorial, com a ascensão do conceito de soberania e os primeiros aspectos do Direito Internacional.”

 

FALCETTI, Bruno M. A Revolução Francesa: panorama histórico. Revista História e Diversidade. Cáceres-MT, v. 09, n. 01, p. 110-125, 2017.

 

Sobre as causas da Revolução Francesa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A Revolução Francesa foi motivada por causas aristocráticas.

PORQUE

II. Ela foi fruto do fortalecimento do feudalismo.


Marque a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.


Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.[CORRETA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...