sexta-feira, 30 de setembro de 2022

GABARITO - Perspectivas Profissionais - DESPACHANTE DOCUMENTALISTA - UNIASSELVI (2022)

 1 

O orientador tem a função de acompanhar, orientar e mostrar o caminho que o aluno deve seguir, sugerir textos, acompanhar os métodos, técnicas e problemas da pesquisa realizada pelo acadêmico. No entanto, o professor orientador não irá desenvolver o trabalho para o acadêmico, a sua função é orientá-lo. No que tange à figura do orientador e do acadêmico iniciante na carreira acadêmica, naquilo que diz respeito ao papel fundamental do professor, assinale a alternativa CORRETA:

AProfessores e acadêmicos sempre trabalham em parceria, através de objetivos muito claros e definidos sem qualquer tipo de discórdia.

BOs orientadores somente utilizam a força de trabalho dos alunos pesquisadores para obterem mais resultados em pesquisas que já desenvolvem.

CAs linhas de pesquisa não são importantes para que o acadêmico se defina com relação à atuação do seu professor orientador.

DO acadêmico deve buscar um professor que o oriente, principalmente sobre a escolha do tema e na execução do projeto. [CORRETO]


2As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função. Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:

APessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.[CORRETO]

BPessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.

CPessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.

DPessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.

3As instituições de Ensino Superior classificam-se conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.

(    ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao Ensino Superior.

(    ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.

(    ) A especialização ocorre nos programas de doutorado, abertos a candidatos diplomados em licenciaturas. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

AV - V - F - F.

BV - F - V - F.[CORRETO]

CF - V - V - V.

DF - F - V - F.

4Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:


I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 

II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.

III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.

IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.


Assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.

AAs sentenças III e IV estão corretas.[CORRETO]

BAs sentenças II e IV estão corretas.

CAs sentenças I e II estão corretas.

DAs sentenças II e III estão corretas.

5De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.

(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.

(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 

(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.

AF - V - V - F.

BV - F - V - V.

CV - V - F - F.

DV - V - V - F.[CORRETO]

6Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:


I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.

II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.

III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.

IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. 


Assinale a alternativa CORRETA:

AAs sentenças I, II e III estão corretas.

BAs sentenças I, III e IV estão corretas.

CAs sentenças II, III e IV estão corretas.[CORRETO]

DAs sentenças I, II e IV estão corretas.

7A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:

AA universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.

BA extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.[CORRETO]

CA extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.

DAo promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.

8O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

AOs principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.

BOs conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.

CAs práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.

DOs saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.[CORRETO]

9As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:

ASeria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.

BEstrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.

CConsiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.[CORRETO]

DConstituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.

10O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.

(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 

(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.

(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

AV - F - F - V.

BF - V - V - F.

CV - F - V - V.[CORRETO]

DF - V - F - V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...