sexta-feira, 30 de setembro de 2022

GABARITO - Perspectivas Profissionais 02 - DESPACHANTE DOCUMENTALISTA - UNIASSELVI (2022)

 1A educação a distância teve seu início propriamente dito no século XVIII. Mais especificamente em 1728, por um curso que foi divulgado pela Gazeta de Boston. O tutor responsável pelo curso oferecido era o Prof. Caleb Philipps. Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância?

A

Foi utilizado o meio de comunicação via telefônica.

B

Foi utilizado o meio de comunicação via correspondência. [CORRETA]

C

Foi utilizado o meio de comunicação via programa radiofônico.

D

Foi utilizado o meio de comunicação via programa televisivo.

2Em uma análise historiográfica podemos perceber que a modalidade de ensino a distância teve seu início há alguns séculos. Iniciativas particulares e governamentais, de vários tipos propiciaram o seu surgimento e desenvolvimento pelos anos que passaram até chegar aos dias atuais. Contudo, ao compararmos a educação a distância atual com aquela do início podemos identificar o que as diferencia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este aspecto diferenciador da educação a distância do passado e a atual:

A

No passado era só iniciativa estatal, hoje é somente privada.

B

Os tutores/docentes eram essenciais no passado, hoje o foco é autodidata apenas.

C

O aspecto diferenciador é que no passado não se faziam avaliações, o que ocorre nos dias atuais.

D

A diferença está nos meios de comunicação disponíveis em cada época.[CORRETA]

3O docente João Pereira e o tutor Alberto Magno começaram a trabalhar no Ensino Superior na modalidade a distância. Eles já tinham experiências lecionando no Ensino Superior presencial. Entretanto, quando foram contratados para trabalhar com EAD foi-lhes dito que teriam que aprimorar algumas capacidades específicas para obter resultados efetivos, lecionando nesta modalidade a distância. A respeito das características necessárias ao professor EAD, como no caso de João Pereira e Alberto Magno, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- Uma das capacidades centrais que João e Alberto precisam desenvolver é obter o conhecimento dos perfis dos estudantes e, assim, mapear as suas características.


PORQUE


II- O conhecimento do perfil dos estudantes, associado ao planejamento pedagógico especializado para a educação on-line, permite personalização e interatividade, oferecendo aos alunos maior flexibilidade e autonomia.


Assinale a alternativa CORRETA:

A

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

B

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

C

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

D

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.[CORRETA]

4Em um mundo em que cada vez mais o público que frequenta a educação básica e que frequentará a educação superior é composto por pessoas que conhecem e usam as novas tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário conhecer seu perfil. Assim, quando observamos as pessoas que já nasceram em um mundo onde as tecnologias digitais, as TIC, já faziam parte do cotidiano, podemos identificar algumas características específicas que compõem seu perfil. Sobre estas características, assinale a alternativa INCORRETA:

A

Aqueles nascidos em um mundo digital são mais auditivos em seu estilo de aprendizagem.[CORRETA]

B

Aqueles nascidos em um mundo digital são mais orientados para resultados.

C

Aqueles nascidos em um mundo digital são mais imediatistas e conectados.

D

Aqueles nascidos em um mundo digital são digitalmente alfabetizados.

5As gerações da educação a distância podem ser constituídas por seu período histórico, designação, suporte tecnológico, entre outras possíveis descrições. Entre estes tipos de descrições também temos a representação e a mediatização de conteúdo. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:


I- 1ª Geração.

II- 2ª Geração. 

III- 3ª Geração.

IV- 4ª Geração.

V- 5ª Geração.


(    ) Multimídia interativa.

(    ) Multimídia colaborativa.

(    ) Múltiplas Mídias.

(    ) Multimídia conectada e contextual.

(    ) Monomídia.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

V - II - III - I - IV.

B

III - IV - II - V - I.[CORRETA]

C

III - I - IV - V - II.

D

IV - II - V - III - I.

6O método VAC classifica os estilos de aprendizagem, levando em consideração os sentidos que são mais estimulados no processo. Este método destaca três sentidos perceptivos: o visual, o auditivo e o cinestésico. Cada um destes estilos de aprendizagem aponta para características específicas que se referem ao perfil do aluno. Tal como aspectos do processo de memória, resolução de problemas e comunicação. Dependendo do estilo de aprendizagem do aluno, estas características ganham contornos específicos. Sobre estes estilos de aprendizagem e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) O cinestésico aprende por instruções verbais, ele é um bom leitor e rápido na compreensão, por isso gosta muito de ler e imaginar as cenas no livro.

(    ) O visual ataca fisicamente o problema quando busca sua resolução, por isso sua atitude pode ser vista como mais impulsiva.

(    ) Há indivíduos que apresentam somente um estilo de aprendizagem, mas há outros que podem apresentar estilos de aprendizagem mistos.

(    ) Os estudantes mais visuais podem ser de dois tipos, os que processam informações em forma de palavra e os que que processam informações em forma de diagrama ou imagem.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

F - F - V - V.[CORRETA]

B

V - V - F - F.

C

V - F - V - V.

D

F - V - V - F.

7O Censo da Educação Superior é um instrumento de pesquisa que coleta informações sobre as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Estes dados servem a múltiplas finalidades, oferecendo um panorama sempre atual da educação nacional no que se refere ao nível de ensino superior. Sobre o órgão responsável por realizar este Censo, assinale a alternativa CORRETA:

A

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

B

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.[CORRETA]

C

O Instituto Ayrton Senna.

D

O Instituto Brasileiro de Pesquisas Educacionais e de Ensino Superior.

8Behar e Silva (2012) mapearam um total de doze competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico dos alunos que cursam graduações na Educação a Distância. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais básica ou fácil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

A

Flexibilidade.

B

Fluência digital.[CORRETA]

C

Autoavaliação.

D

Comunicação.

9Os primeiros kits oferecidos aos alunos para o processo de ensino a distância foram disponibilizados a partir de meados da década de 1980. Estes kits eram compostos por material impresso, material com áudio, como CDs, ou com áudio e vídeo, como DVDs. Isto facilitava muito para que o aluno pudesse organizar seus estudos e acompanhar a evolução das aulas. Este material passou a ser disponibilizado em qual geração da educação a distância?

A

Na 4ª geração da educação a distância.

B

Na 2ª geração da educação a distância.

C

Na 3ª geração da educação a distância.[CORRETA]

D

Na 5ª geração da educação a distância.

10Em um estudo sobre o perfil dos alunos da Educação a Distância, Behar e Silva (2012) mapearam 12 competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais difícil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

A

Planejamento.

B

Organização.

C

Administração do tempo.

D

Trabalho em equipe.[CORRETA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...