sábado, 24 de setembro de 2022

MAPA - LHIST - HISTÓRIA ANTIGA - UNICESUMAR (2022)

 QUESTÃO 1

Esplêndido te ergues, ó Aton Vivo, senhor da eternidade! Tu és radioso, tu és belo, poderoso. Grande e profundo é o teu amor. Os teus raios iluminam todos os rostos. A tua tez brilhante dá vida aos corações quando enches as Duas Terras com o teu amor, deus augusto que a ti mesmo te criaste, que criaste a terra inteira e tudo o que nela existe. ”
Pequeno Hino a Aton. Apud. CARREIRA, Paulo. Textos da religião de Aton. Revista Lusófona de Ciências da Religião, ano III, n.º05, 2004, Lisboa. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/233630223.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021
 
E assim, com o despertar do sol pelos céus, o cotidiano egípcio se iniciava para todos, cada um em sua função. No entanto,
 
“É difícil reconstruir a vida dos antigos egípcios, mas na realidade não se trata da vida cotidiana, e sim de aspectos individuais, como trabalho, nutrição, saúde, sexualidade etc., que têm como denominador comum a possibilidade de repetição diária. Todavia, esses aspectos diferiam muito, dependendo do nível social em questão. A civilização egípcia era extremamente hierarquizada e administrada por burocratas que respondiam ao comando do único detentor legítimo do país: o faraó. A vida cotidiana dos camponeses, dignitários e membros da família real decerto era muito diferente. ”
MARINI, Paolo. Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade. In: MARINI, Paolo; TJABBES, Pieter. Catálogo da exposição Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade. Rio de Janeiro/São Paulo/Brasília/Belo Horizonte: Centro Cultural Banco do Brasil, 2020. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/portal/ccbb/EgitoAntigo.pdf?pk_vid=e3c3ff19fba0e61c161471963898a04c. Acesso em: 23 ago. 2021
 
Seguindo essa premissa do cotidiano no Egito Antigo, desafio você, caro(a) aluno(a), a assumir a personalidade de algum membro da sociedade egípcia, e escrever uma página de um diário sobre os acontecimentos de um dia. Para que a atividade seja feita, você deve respeitar as seguintes instruções:
 
a) Você deve escolher um entre os seguintes membros: faraó, sacerdote, artesão ou camponês.
b) Você deve escrever esta página do diário usando a primeira pessoa do singular (ex. Eu acordei)
c) Nesta página do diário, você deve abordar a rotina de um dia, comum ou festivo, adequado à categoria social que você escolheu (Despertar, rotina e funções do trabalho, refeições, relações familiares, obrigações religiosas, rotina noturna até a hora de ir dormir).
d) Apresente uma imagem do período/histórico, que represente a categoria social que você escolheu para assumir o personagem. E lembre-se de referenciá-la.
e) Utilize o canva e elabore três páginas (a primeira como capa para suas informações pessoais, a segunda com o conteúdo de sua atividade, e a terceira com as referências dos materiais que você utilizou, conforme as normas da ABNT).
f) Salve e envie seu arquivo no formato PDF.

Orientações:
- Para auxiliar no desenvolvimento do texto, faça o uso de seu livro didático, material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina e assista aos tutoriais disponiveis na Sala do Café.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Desenvolva em seu  MAPA todos os conteúdos elencados.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.​


Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
 

 Capriche e dê “asas a sua imaginação”!


Olá, O MAPA lhe permite vivenciar a experiência imersiva da disciplina próxima a realidade prática, veja como foi sua avaliação: Nota / Valor Descrição dos critérios: 1. Utilizar o canva para elaboração do diário. 2. Elaborar o texto de forma pessoal, na primeira pessoa do singular. 3. Descrever a rotina da categoria social escolhida. 5. Gramática 6. Referências/ ABNT Vamos entender em quais critérios houve desconto de pontuação e o que era esperado em cada um deles. 1. Um dos objetivos do MAPA foi promover o conhecimento e utilização dessa ferramenta. 4. Este tópico aponta a necessidade do uso de imagens do período egípcio para representar de forma adequada seu personagem. Esta atividade teve por objetivo elucidar seus conhecimentos acerca das categorias sociais no Egito Antigo, de forma a estimular uma reflexão e consciência crítica a respeito do tema. Bons estudos! Tutora Amanda.


RELATO DA ROTINA DE UM DIA DE TRABALHO DE AMENADIEL, ARTESÃO DO EGITO ANTIGO Manhã Eu me chamo Amenadiel sou artesão e moro na cidade de Abu Simbel. Eu moro em uma casa simples, entre comerciantes, metalúrgicos, escribas e professores, no período da manhã ganho um pouco mais de tempo porque não preciso aparecer no trabalho até que os outros cheguem. Levantei-me, fiz minha oração ao Deus Rá que nasce todas as manhãs no leste com o sol, lavei o rosto, e depois de se vestir adequadamente para o trabalho, fui se juntar à família para o café da manhã. Minha esposa preparou um café da manhã típico com figos, tâmaras, pão, manteiga e mel, tudo regado com leite fresco. Depois do café caminhei por alguns minutos até chegar ao canteiro de obras que está em construção um novo templo. Eu e mais dezenas de artesãos estamos decorando com gesso fresco as paredes, as ferramentas que utilizo são “formão, machado, serra, arco, entre outros”. (FERREIRA, 2020, p.1). Antes de eu trabalhar para o Faraó, eu tinha minha oficina e fazia pequenas peças de arte e utensílios que vendia para diferentes clientes, sacerdotes, camponeses, meu pai me ensinou o ofício e como consegui me aperfeiçoar hoje ganho um pouco mais trabalhando para o Faraó e posso dar uma vida mais digna a minha família. O meu trabalho consiste em ajudar na construção do templo do Faraó Ramsés II, esse templo é um complexo escavados na rocha que possui dois templos, um dedicado a Ramsés II e o outro a Nefertari, sua primeira esposa. (CIVITATIS, 2022). Depois de trabalhar por 3 horas nas paredes do templo aplicando afrescos em mais um dia quente e, no meio da manhã, eu Amenadiel preciso de uma pausa. Encontrei alguma sombra e bebi um pouco de vinho fresco de uma jarra. Mas logo escuto o artesão que supervisiona o trabalho de todos, ele está verificando o trabalho de todos, apontando erros a uns e elogiando a outros. Rapidamente voltei a meus afazeres. Tarde A hora do almoço sempre é importante para mim, e neste dia não é diferente. Eu se juntei a outros trabalhadores para obter pão e peixe, água e vinho um pouco mais cedo neste dia. Em seguida, parti para um encontro com outros mestres artesões, que estão trabalhando em vários projetos diferentes em todo o templo. Pois cada um tem uma habilidade, como por exemplo: pintar e outros esculpir, a minha função é pintar as cenas do cotidiano do Faraó Ramsés II. O encontro levou a tarde toda, planejamos o que fazer e como fazer, que características as pinturas deveriam ter em comum e que pigmentos naturais usar, por exemplo: embora pareça bastante complexa, a pintura egípcia costumamos seguir alguns padrões como, por exemplo, “a cor de pele poder variar de acordo com o gênero da pessoa onde os homens pintamos com um tom avermelhado, quase cobre e as mulheres com um tom amarelado, e os indivíduos de classes mais altas ou considerados como o mais importante na cena devemos representá-los maiores”. (GOMBRICH, 2008, p. 23). Esses e outros conceitos foram expostos na reunião de artesãos. Enfim minha tarde de trabalho se findou e retornei a minha casa. Noite Na hora do jantar minha querida esposa preparou uma boa refeição para toda a família com carnes assadas, lentilhas e cenouras. Quando eu estava terminando o jantar começou a escurecer por tanto acendi uma pequena lamparina a óleo e pedi que minha esposa me servisse um copo de cerveja. Como eu havia trabalhado mais na parte da manhã e a tarde apenas trocamos ideias de como seguir com a técnica de afresco eu não me sentia tão cansado nesse dia, meu filhos pediram que eu jogasse senit, um jogo de tabuleiro muito popular aqui no Egito. Cada jogador deve voltar para o lado e depois para o tabuleiro. Jogamos quatro varetas de madeira para determinar o quão longe cada peça pode se mover a qualquer momento. Eu estou com sorte pois hoje venci o jogo dos meninos. Terminando o jogo é hora de colocar meus meninos na cama, mas antes a família orou a Rá que é o Deus mais poderoso e importante do panteão egípcio. Ele é o rei dos deuses. Ele é o Deus do sol, o símbolo mais poderoso da religião egípcia, fizemos nossa oração de manhã quando Rá nasce e também quando ele morre no oeste, à noite. Terminada a oração eu e minha esposa apagamos a lamparina e fomos descansar. E assim terminou o meu dia de artesão conhecido como Amenadiel de Abu Simbel. REFERÊNCIAS DEUSES DO EGITO. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/os-deusesegipcios.htm. Acessado em: 22 de junho de 2022. CIVITATIS (2022). Abu Simbel. Disponível em: https://www.egito.com/abusimbel?_gl=1*ugkflo*_up*MQ..*_ga*ODMyMjY0NTgxLjE2NTU5MTYyMDc.*_ga_C19JB8XT 99*MTY1NTkxNjIwNy4xLjAuMTY1NTkxNjIwNy4w. Acessado em: 22 de junho de 2022. FERREIRA, Lucas Ferreira Lucas. (2020). Os Artesãos Egípcios. Disponível em: https://antigoegito.org/os-artesaos-egipcios/. Acessado em: 22 de junho de 2022. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2008  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...