Unip - Estudos Disciplinares XII
Respostas Questionários e TI
Considerando as habilidades que devem ser desenvolvidas por uma pessoa para que se transforme em um bom negociador, relacione as frases apresentadas nos números I, II, III e IV com as apresentadas nas letras A, B, C e D e depois responda ao que é solicitado.
I- Não se deve nunca negociar sem ter diferentes opções.
II- Focar sempre na satisfação. III- Portar-se como um detetive. IV- Ter paciência.
A- Disposição para seguir em frente.
B- Quem maneja o tempo com mais flexibilidade tem a vantagem numa negociação. C- É uma característica importante para obter muitas informações. D- Ao iniciar a negociação a partir do momento em que a outra parte se considera satisfeita, as chances de conseguir atingir os próprios objetivos tornam-se maiores.
Depois de ter relacionado os dois conjuntos de frases, indique a alternativa que compreende a sequência correta:
| |||||||||||||||
|
Considerando o tema negociação e conflitos. Diante dos conflitos, qual a melhor atitude?
Assinale a alternativa que está correta: | |||||||||||||||
|
Existem dois tipos de negociação: a competitiva, em que cada um dos lados busca satisfazer seus interesses individualmente, e a cooperativa, em que, por meio de um acordo, busca-se a satisfação dos interesses de ambas as partes. Entre as alternativas abaixo, indique aquela que representa uma negociação competitiva.
| |||||||||||||||
|
Indique a alternativa incorreta acerca do processo de negociação.
| |||||||||||||||
|
Indique a alternativa que apresenta corretamente as desvantagens de se fazer uso da mediação e da arbitragem.
| |||||||||||||||
|
Leia atentamente as afirmações abaixo. Elas apresentam considerações gerais acerca das características da negociação e do negociador.
I- A negociação é um dos melhores meios de solucionar conflitos. II- Ser empático é saber ceder e atender às reivindicações do outro lado. III- A solução de um conflito pode se dar de forma destrutiva ou construtiva, dependendo da maneira de se lidar com ele. IV- Uma negociação de conflito só ocorre diante de ataque às pessoas envolvidas. V- O negociador assertivo é aquele que consegue inicialmente realizar uma negociação interna, conciliando seus interesses e motivações com as possibilidades e limites impostos pelo ambiente da negociação. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): | |||||||||||||||
|
Leia com atenção as afirmações abaixo sobre negociação competitiva e cooperativa.
I- Ao contrário do processo competitivo, a negociação cooperativa é mais transparente, seus riscos são compartilhados e a relação de confiança entre as partes é maior. II- As etapas de uma negociação competitiva são: preparação, abertura, teste, convicção, fechamento e implementação do acordo. III- As etapas da negociação cooperativa são: abertura, ciclo da cooperação e fechamento. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): | |||||||||||||||
|
Muitas vezes, numa situação de negociação, é inevitável a ocorrência de conflitos. Diante deles, qual a melhor atitude que um negociador eficaz deve tomar?
Assinale a alternativa que está correta: | |||||||||||||||
|
Os estudos sobre o tema negociação têm-se intensificado no mundo todo nos últimos anos devido à crescente importância que essa atividade vem assumindo nas empresas, no governo, no terceiro setor e na vida das pessoas de uma forma geral, impulsionados principalmente pelo fenômeno da globalização. Dessa forma, um negociador eficaz:
I- Apresenta-se como aproveitador de todas as oportunidades por negociar tudo o que for possível, independentemente da situação e do montante envolvido. II- Não se importa em investir seu tempo e energia em pequenas questões, mesmo que a outra parte não tenha poder de decisão. III- É exímio em persuadir as pessoas e convencê-las a aceitar sua posição. Lança mão de muita conversa e é muito sedutor. Sabe fazer uso da empatia para atrair as pessoas e conseguir o que deseja. IV- É firme em suas atitudes e busca a fuga em situações de conflito. V- É firme em suas atitudes e seu estilo de negociação está tanto para a negociação competitiva quanto para a cooperativa. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): | |||||||||||||||
|
Uma forma eficiente de resolver conflitos é a que usa a mediação ou a arbitragem.
Assinale a alternativa que está correta: | |||||||||||||||
|
A comunicação é básica e fundamental dentro de um processo de comunicação, visto que ela está presente em todas as etapas do processo de maneira intensa.
Nas afirmativas a seguir, foram assinaladas algumas atitudes consideradas apropriadas para uma comunicação bem-sucedida: I- Falar para ser entendido. II- Falar sobre você mesmo e não sobre o outro. III- Falar sempre com um objetivo. IV- Escutar atentamente e registrar o que está sendo dito. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: | |||||||||||||||
|
A globalização e a expansão tecnológica dos meios de comunicação quebraram todas as barreiras. Na questão cultural têm provocado inúmeras alterações nos costumes e comportamentos das pessoas no mundo todo. Considerando a importância da cultura como elemento de uma negociação, leia atentamente as afirmações abaixo.
I- É necessário ter em mente o fato de que mesmo o indivíduo pertencendo a uma mesma cultura, suas representações e significações são diferentes.
II- É necessário ter em mente o fato de que mesmo pertencendo a uma mesma cultura, as empresas têm representações e significações diferentes.
III- As representações e significações podem ser fatores que interferem na interpretação de sucesso ou fracasso em uma negociação.
IV- Não é possível não se preocupar com a importância de ter negociadores preparados para essa realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
I- É necessário ter em mente o fato de que mesmo o indivíduo pertencendo a uma mesma cultura, suas representações e significações são diferentes.
II- É necessário ter em mente o fato de que mesmo pertencendo a uma mesma cultura, as empresas têm representações e significações diferentes.
III- As representações e significações podem ser fatores que interferem na interpretação de sucesso ou fracasso em uma negociação.
IV- Não é possível não se preocupar com a importância de ter negociadores preparados para essa realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Resposta Selecionada: | ![]()
Todas as afirmativas estão corretas.
|
Respostas: | ![]() |
b.
| |
c.
| |
d.
| |
e.
|
Feedback da resposta: |
Resposta correta: alternativa A.
Comentário: Conforme apresentado na videoaula, o trabalho do negociador é entender e respeitar a cultura da pessoa que está junto dele e depois trabalhar mais além, do ponto de vista humano e individual. A globalização e a expansão tecnológica dos meios de comunicação quebraram todas as barreiras e, com relação à questão cultural, têm provocado inúmeras alterações nos costumes e comportamentos das pessoas no mundo todo. É de extrema importância, então, levarmos sempre em conta essa constante e profunda transformação da cultura no mundo todo para evitarmos a construção de estereótipos baseados em conceitos antigos e preconceitos. |
As táticas mais adequadas para a equipe que realizará a negociação internacional são:
I- Ser sensível aos costumes locais e conhecer o cenário político local.
II- Sair e falar com as pessoas, ser flexível e aceitar mudanças. III- Guardar papéis com segurança, ouvir seu agente e ser paciente. IV- Ter uma equipe que agrade a outra parte e respeitar ministros e oficiais. V- Envolver-se nos assuntos do país e deixar-se surpreender com o imprevisível.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
| |||||||||||||||
|
Com relação a uma negociação internacional, é correto afirmar que:
I- O negociador nesse contexto é firme em suas atitudes e propostas, possui uma voz baixa e suave, fala pausadamente e usa palavras claras e distintas; controla seu poder e conhece seu limite; possui um pensamento positivo e sabe o que tem a oferecer. II- Dentro da negociação internacional, o pensamento global é fundamental. O executivo de uma empresa que não possua um raciocínio orientado para abrangência, que não esteja voltado para um novo mercado, ou que não esteja informado e atualizado, está destinado ao fracasso. III- Um executivo bem preparado para negociar no ambiente internacional entende as influências que o ambiente exerce sobre os negociadores. Assim, precisa fazer uma análise cuidadosa do ambiente em que se encontra. IV- O negociador internacional deve parecer nativo e, ao mesmo tempo, deve tentar ensinar à outra parte e não deixar de lado o seu modo de fazer pessoal. Isso mostrará autenticidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
| |||||||||||||||
|
Com relação ao estilo de negociadores, assinale a alternativa que está incorreta:
Resposta Selecionada: | ![]()
Através dos inúmeros estilos identificados por especialistas, podemos rotular as pessoas e enquadrá-las num ou noutro estilo, ficando assim mais fácil saber como lidar com cada tipo de negociador (estado emocional, preconceitos, experiências pessoais, conflitos, etc.).
|
Respostas: |
a.
|
b.
| |
c.
| |
d.
| |
![]() |
Feedback da resposta: |
Resposta correta: alternativa E.
Comentário: Independentemente dos inúmeros estilos identificados empiricamente por especialistas, temos que tomar muito cuidado antes de rotular as pessoas e enquadrá-las num ou noutro estilo, pois nossa percepção sofre inúmeras interferências (estado emocional, preconceitos, experiências pessoais, conflitos, etc.) que podem nos levar a deduções equivocadas e a ameaçar o sucesso da negociação. |
Devido dificuldade em se lidar com diferentes padrões éticos e morais quando das negociações com outras culturas, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Sobre o assunto, avalie as proposições.
I - O entendimento de diferentes culturas oferece condições para o bom desenvolvimento de uma negociação com bases éticas e morais.
II - O entendimento de diferentes culturas, quando de uma negociação tanto cooperativa quanto competitiva, oferece condições aos negociadores em compreender os limites éticos e morais aceitáveis por determinadas culturas. III - Os limites morais e éticos devem ser objeto de discussão logo ao início de um processo de negociação.
Diante o apresentado, está correto apenas o que se apresenta em:
| |||||||||||||||
|
Duas grandes considerações a serem efetuadas em negociações são a ética e a moral nos negócios. Sobre o assunto, analise as proposições a seguir.
I- A ética é permanente. A moral é temporal. II- A ética é regra. A moral é conduta da regra. III- A ética inclui aspectos de condutas específicas. A moral, princípio. IV- A ética é teoria. A moral é prática. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: | |||||||||||||||
|
Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
( ) Ruídos na comunicação podem distorcer, alterar e até invalidar um processo de comunicação. Nesse sentido, o feedback assume fundamental importância para avaliar e rever o que foi transmitido e captado.
( ) Uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida para se obter sucesso no processo de comunicação é a de saber falar.
( ) O comportamento não verbal não deve ser usado num processo de negociação. Ao ser empregado, pode confundir a comunicação verbal.
( ) Assertiva é a pessoa que não enrola, não inventa, não distorce e não diz uma vírgula além do necessário.
( ) Ao negociar por telefone, devemos iniciar nosso diálogo com uma pergunta aberta e educada e falar com segurança e em alto e bom tom.
( ) A despersonalização criada pelo uso excessivo do e-mail tem uma vantagem: ela pode nos permitir separar melhor a pessoa do problema.
( ) Quando nos referimos a uma negociação, a credibilidade de uma empresa ou pessoa pode significar enorme fonte de poder, especialmente diante de interlocutores que prezam por negócios realizados em bases sólidas, norteados por princípios éticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Ruídos na comunicação podem distorcer, alterar e até invalidar um processo de comunicação. Nesse sentido, o feedback assume fundamental importância para avaliar e rever o que foi transmitido e captado.
( ) Uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida para se obter sucesso no processo de comunicação é a de saber falar.
( ) O comportamento não verbal não deve ser usado num processo de negociação. Ao ser empregado, pode confundir a comunicação verbal.
( ) Assertiva é a pessoa que não enrola, não inventa, não distorce e não diz uma vírgula além do necessário.
( ) Ao negociar por telefone, devemos iniciar nosso diálogo com uma pergunta aberta e educada e falar com segurança e em alto e bom tom.
( ) A despersonalização criada pelo uso excessivo do e-mail tem uma vantagem: ela pode nos permitir separar melhor a pessoa do problema.
( ) Quando nos referimos a uma negociação, a credibilidade de uma empresa ou pessoa pode significar enorme fonte de poder, especialmente diante de interlocutores que prezam por negócios realizados em bases sólidas, norteados por princípios éticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada: | |
Respostas: |
a.
|
b.
| |
c.
| |
d.
| |
![]() |
Feedback da resposta: |
Resposta correta: alternativa E.
Comentário: A segunda afirmação é falsa porque uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida para se obter sucesso em um processo de comunicação é a de se saber escutar e não a de se saber falar. A terceira afirmação é falsa porque não é possível não usar o comportamento não verbal, uma vez que nos expressamos não apenas com palavras. |
O modelo de estilos apresentado por Carl Jung alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outro com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona.
Faça a ligação entre a descrição do estilo de negociador e as táticas usadas na negociação (letras de A a D) e depois selecione a alternativa correta.
I- Estilo restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.
II- Estilo confrontador: o confrontador combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração. III- Estilo ardiloso: a desconsideração aliada à deferência pressupõe que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Para o ardiloso, a negociação é sempre com base em regras e procedimentos. IV- Estilo amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independentemente do fato de alcançar ou não seus objetivos. A- Representante: usa um representante para ganhar tempo enquanto analisa o oponente sem revelar sua posição. B- Tática dos limites reais: define limites para ambas as partes e obstrui itens desnecessários à negociação. C- Informações seletivas: apresenta um número grande de informações com excesso de detalhes para disfarçar a ausência de dados específicos. D- Formação de grupo: recruta ajuda de outros para formar sua proteção. | |||||||||||||||
|
Qual a maneira ideal para se negociar em termos éticos, considerando que não existe nenhum padrão formal nem nenhuma declaração escrita que sirva como modelo para os negociadores, assim como acontece com as questões legais?
Assinale a alternativa que está correta: | |||||||||||||||
|
Leia atentamente as afirmações abaixo. Elas apresentam considerações gerais acerca das características da negociação e do negociador.
I- A negociação é um dos melhores meios de solucionar conflitos. II- Ser empático não significa concessão ao atendimento às reivindicações do outro lado. III- A solução de um conflito pode se dar de forma destrutiva ou construtiva, dependendo da maneira de se lidar com ele. Assinale a alternativa correta: | |||
|
Você deve se lembrar daquela cena de negociação no filme “Uma Linda Mulher”. O rico empresário (Richard Gere) diz à prostituta (Julia Roberts) que tem um negócio a lhe propor – ficará na cidade até domingo e gostaria que ela passasse a semana com ele. Julia, numa banheira cheia de espuma, retruca:
- Você disse 24 horas por dia... vai sair caro. - Bem, chute um valor – Sugere Gere. Ela faz um cálculo mental e pede 4 mil dólares. De jeito nenhum, ele protesta, e oferece 2 mil dólares. Três mil, ela replica. Gere não hesita: - Fechado! Julia solta uma exclamação de êxtase e mergulha a cabeça na água. Mais tarde, ao sair com Gere da suíte do hotel, Julia confessa: - Eu teria aceitado os 2 mil. Ele se volta devagar, detém-se por um segundo e declara: - Eu teria pagado 4 mil. Das opções abaixo a que melhor explica o que ocorreu na situação acima, relacionado a uma negociação é: | |||
|
Duas grandes considerações a serem efetuadas em negociações são a ética e a moral nos negócios. Sobre o assunto, analise as proposições a seguir.
I- A ética é permanente. A moral é temporal. II- A ética é regra. A moral é conduta da regra. III- A ética inclui princípios. A moral, condutas específicas. IV- A ética é teoria. A moral é prática. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: | |||
|
A globalização e a expansão tecnológica dos meios de comunicação quebraram todas as barreiras e, na questão cultural, têm provocado inúmeras alterações nos costumes e nos comportamentos das pessoas no mundo todo. Em um processo de negociação, os negociadores levam todos os elementos para fora de seu país, isso se torna sua estrutura de apoio - aquelas provenientes da família, religião, educação. As culturas envolvidas estarão contribuindo com representações e significações de ambos os lados porque, independentemente do que esteja sendo negociado, há interação entre pessoas, entre comportamentos empresariais. Considerando a importância da cultura como elemento da negociação, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Precisamos ter em mente o fato de que mesmo que os indivíduos pertençam a uma mesma cultura, as representações e as significações são diferentes. II - Precisamos ter em mente o fato de que mesmo pertencendo a uma mesma cultura, as empresas têm representações e significações diferentes. III - As representações e as significações não interferem na interpretação de sucesso ou fracasso na negociação. IV - Não é possível não se preocupar com a importância de se ter negociadores preparados para esta realidade. Podemos dizer que: | |||
|
Das situações a seguir, qual confirma a necessidade crescente de negociar?
| |||
|
Os estudos sobre o tema negociação têm-se intensificado no mundo todo nos últimos anos devido à crescente importância que essa atividade vem assumindo nas empresas, no governo, no terceiro setor e na vida das pessoas de uma forma geral, impulsionados principalmente pelo fenômeno da globalização. Dessa forma, um negociador eficaz:
| |||
|
A equipe que realizará a negociação internacional são, exceto:
| |||
|
Uma forma eficiente de resolver conflitos é a que usa a mediação ou a arbitragem.
Avalie as afirmativas:
I - O mediador não decide, ao contrário do árbitro, que é chamado para decidir.
II - O mediador é chamado para decidir, ao contrário do árbitro, que leva as partes a decidirem. III - O mediador e o árbitro são chamados para decidir. IV - O mediador e o árbitro são chamados para levar as partes a decidirem. V - Tanto o mediador quanto o árbitro devem ser partes interessadas diretamente na negociação. Está correto apenas o que se afirma em: | |||
|
Para ser bem-sucedido em uma negociação, não basta argumentar em favor de seus interesses. Dentre os erros mais comuns em uma negociação, encontra-se:
I) Foco em posições em vez de interesses.
II) Foco em resultados e não em pessoas. III) Danos ao relacionamento com a outra parte.
Está correto o que se afirma somente em:
| |||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário