1)Quando indicamos o uso de HQs em sala de aula, podemos apontar como preocupações iniciais importantes:
c.
_____________________________________________________________
2)As práticas alternativas em sala de aula, dentre as quais mencionamos aqui o uso de HQs, podem servir nas aulas de História para:
b.
_____________________________________________________________
3)
Ao indicar a leitura de diversos artigos/textos relacionados com HQs, pode-se perceber que:
|
_____________________________________________________________
4)No texto de Marjory Palhares, menciona-se a contribuição da Escola dos Annales. Qual seria ela?
d.
_____________________________________________________________
5)
Quando escolhe-se trabalhar com HQs, podemos considerar que:
e.
_____________________________________________________________
6)Quando Ivaldo Marciano França Lima decide tratar da África em algumas histórias em quadrinhos, lança mão de um repertório:
b.
_____________________________________________________________
7)Edna Antunes e João Andrade, ao iniciar seu texto, indicam que partem de:
b.
_____________________________________________________________
8)De uma primeira aproximação dos quatro textos em conjunto, pode-se afirmar que:
e.
_____________________________________________________________
9)Na abordagem da linguagem verbal e não verbal presente nas HQs, deve-se considerar:
b.
_____________________________________________________________
10)
a.
_____________________________________________________________
11)
O uso de quadrinhos como ferramenta pedagógica tem relevância na medida em que:
_____________________________________________________________
12)O texto de Marjory Palhares apresenta sua experiência com o uso de HQs em sala de aula como uma possibilidade:
_____________________________________________________________
13)Quando diferentes autores nos textos apresentados recorrem a citação de Vergueiro (2004, p. 26) "pode-se dizer que o único limite para seu bom aproveitamento em qualquer sala de aula é a criatividade do professor e sua capacidade de bem utilizá-los para atingir seus objetivos de ensino" isso significa que:
_____________________________________________________________
14)As ações de professores com as HQs devem respeitar faixas de desenvolvimento dos alunos, buscando assim lidar de maneira mais realista com as possibilidades de compreensão. Para tanto, escolha de títulos de HQs ou personagens,
_____________________________________________________________
15)Da leitura do texto de Ivaldo Lima, "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido" podemos afirmar que:
_____________________________________________________________
16)Após ler a citação indique a alternativa que melhor expressa o pensamento referenciado no texto de Ivaldo Lima, [...] As percepções do social não são de forma alguma discursos neutros: produzem estratégias e práticas (sociais, escolares, políticas) que tendem a impor uma autoridade à custa de outros, por elas menosprezados, a legitimar um projeto reformador ou a justificar, para os próprios indivíduos, as suas escolhas e condutas. Por isso esta investigação sobre as representações supõe-nas como estando sempre colocadas num campo de concorrências e de competições cujos desafios se enunciam em termos de poder e de dominação. As lutas de representação têm tanta importância como as lutas econômicas para compreender os mecanismos pelos quais um grupo impõe, ou tenta impor, a sua concepção do mundo social, os valores que são seus, e o seu domínio. Ocupar-se dos conflitos de classificações e delimitações não é, portanto, afastar-se do social – como julgou durante muito tempo uma história de vistas demasiado curtas – muito pelo contrário, consiste em localizar os pontos de afrontamento tanto mais decisivos quanto menos imediatamente materiais (CHARTIER, 1990: 15). Do texto apreendemos que,
_____________________________________________________________
17)Ao apresentar para os alunos HQs que tratam de aspectos muito problemáticos na sociedade contemporânea, a violência e o racismo são recorrentes. Uma das principais consequências das visões sobre a África é,
_____________________________________________________________
18)Edna Afonso e João Paulo Andrade, em diversos momentos de seu texto referem-se ao trabalho de Marjory Palhares por meio de citações ou mesmo aproveitando algumas das noções gerais por ela apresentadas. Considerando se tratar de um estudo bibliográfico a principal contribuição do mesmo pode ser o entendimento,
_____________________________________________________________
19)Rosane dos Santos, em seu texto HQs no ensino de História: V de Vingança e o conceito de Fascismo procura,
_____________________________________________________________
20)A sugestão da leitura de Mafalda, do argentino Quino, relaciona-se com:
_____________________________________________________________
21)Na figura adiante, as referências históricas: Soldado Desconhecido.
B.Não são explicadas e são referências de uma visão eurocêntrica que desconsidera a realidade de diversos povos africanos antes da chegada de colonizadores
_____________________________________________________________
22)Nas imagens, podemos perceber: Tintim no Congo
E.Que o europeu se apresenta como o ordenador desse mundo tido como desorganizado e primitivo.
_____________________________________________________________
23)Em todos os casos demonstrados sobre as representações sobre a África, podemos armar que:
D.Persistem no imaginário visões negativas e infantilizadoras que foram formadas em contextos econômico e socialmente distintos.
_____________________________________________________________
24)Comparando as figuras A e B: A - Tintim no Congo.
C.Na figura A existe um apelo grotesco na representação e na figura B há um apuro muito maior como em um esforço de superar os erros anteriores.
_____________________________________________________________
25)Na figura indicada abaixo, ao observar a menção à guerra: Soldado Desconhecido
C.Estereótipos são reforçados quando as tribos são referidas como objeto do confronto
_____________________________________________________________
26)Considerando a construção da infância e da juventude de que desfrutariam os meninos, na imagem apresentada, podemos afirmar que: Soldado Desconhecido
E.O norte-americano pratica esportes e é pacífico, enquanto que o africano é violento e sempre carrega uma poderosa arma com grande potencial de letalidade.
_____________________________________________________________
27)Nas figuras abaixo, os africanos: Fantasma.
A.São retratados com traços genéricos e indistintos, ignorando individualidades.
_____________________________________________________________
28)Em todos os casos de imagens que demonstramos, podemos afirmar que:
A.Não existe abordagem neutra, sendo elas fruto das épocas em que foram produzidas, reforçando determinados imaginários, ao mesmo tempo em que se é influenciado pelas próprias imagens.
_____________________________________________________________
29)A imagem trata da música em qual sentido?Fantasma.
A.Religioso e místico em um sentido que contribuiu para a visão negativa do africano com rituais mágicos no lugar de religiões “verdadeiramente estruturadas”.
_____________________________________________________________
30)Observe as imagens retiradas do texto "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido", de Ivaldo Marciano de França Lima, e responda ao que se pede. Na imagem, a troca do nome da locomotiva indica: Tintim no Congo.
D.A infantilização do africano.
_____________________________________________________________
31)Em todos os casos demonstrados sobre as representações sobre a África, podemos armar que:
D.Persistem no imaginário visões negativas e infantilizadoras que foram formadas em contextos econômico e socialmente distintos.
_____________________________________________________________
32)Nas imagens, podemos perceber: Tintim no Congo.
E.Que o europeu se apresenta como o ordenador desse mundo tido como desorganizado e primitivo.
_____________________________________________________________
33)Em todos os casos de imagens que demonstramos, podemos armar que:
A.Não existe abordagem neutra, sendo elas fruto das épocas em que foram produzidas, reforçando determinados imaginários, ao mesmo tempo em que se é inuenciado pelas próprias imagens.
34)A seguir, analisando as imagens, o exagero dos traços pode ser atribuído a: Tintim no Congo.
C.Estereótipos e preconceitos arraigados na época de produção da HQ.
_____________________________________________________________
35)
Observe as imagens retiradas do texto "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido", de Ivaldo Marciano de França Lima, e responda ao que se pede.
Na imagem, a troca do nome da locomotiva indica: Tintim no Congo
D.A infantilização do africano
_____________________________________________________________
36)Na figura indicada abaixo, ao observar a menção à guerra: Soldado Desconhecido.
C.Estereótipos são reforçados quando as tribos são referidas como objeto do confronto.
_____________________________________________________________
37)Comparando as figuras A e B: A - Tintim no Congo.
C.Na gura A existe um apelo grotesco na representação e na gura B há um apuro muito maior como em um esforço de superar os erros anteriores.
_____________________________________________________________
38)Nas aventuras de Tintim, na imagem a seguir, o quadro ao centro indica que: Tintim no Congo.
B.Os africanos agem de forma irracional, enquanto que o próprio cachorro do colonizador é capaz de racionalizar uma situação.
_____________________________________________________________
39)As imagens abaixo têm em comum: Tintim no Congo.
B.Os traços grosseiros e grotescos retratando os africanos.
_____________________________________________________________
40) Na imagem que segue, o elemento mais importante de inferiorização do negro é: Fantasma
B.A menção de que o que era necessário era a magia branca de um médico, sendo a menção ao negro tida por negativa e relativa ao branco, sentido positivo.
6)Quando Ivaldo Marciano França Lima decide tratar da África em algumas histórias em quadrinhos, lança mão de um repertório:
b.
_____________________________________________________________
7)Edna Antunes e João Andrade, ao iniciar seu texto, indicam que partem de:
b.
_____________________________________________________________
8)De uma primeira aproximação dos quatro textos em conjunto, pode-se afirmar que:
e.
_____________________________________________________________
9)Na abordagem da linguagem verbal e não verbal presente nas HQs, deve-se considerar:
b.
_____________________________________________________________
10)
A leitura de HQs em sala de aula e a sua adoção como uma nova metodologia podem ser de grande valia por se tratar de uma linguagem cada vez mais usual entre crianças, jovens e adultos tanto pertencentes a camadas populares quanto eruditas, conforme ressalta Rosane dos Santos. A partir dessa percepção, podemos entender que:
|
_____________________________________________________________
11)
O uso de quadrinhos como ferramenta pedagógica tem relevância na medida em que:
e. |
_____________________________________________________________
12)O texto de Marjory Palhares apresenta sua experiência com o uso de HQs em sala de aula como uma possibilidade:
c. |
_____________________________________________________________
13)Quando diferentes autores nos textos apresentados recorrem a citação de Vergueiro (2004, p. 26) "pode-se dizer que o único limite para seu bom aproveitamento em qualquer sala de aula é a criatividade do professor e sua capacidade de bem utilizá-los para atingir seus objetivos de ensino" isso significa que:
d. |
_____________________________________________________________
14)As ações de professores com as HQs devem respeitar faixas de desenvolvimento dos alunos, buscando assim lidar de maneira mais realista com as possibilidades de compreensão. Para tanto, escolha de títulos de HQs ou personagens,
b. |
_____________________________________________________________
15)Da leitura do texto de Ivaldo Lima, "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido" podemos afirmar que:
e. |
_____________________________________________________________
16)Após ler a citação indique a alternativa que melhor expressa o pensamento referenciado no texto de Ivaldo Lima, [...] As percepções do social não são de forma alguma discursos neutros: produzem estratégias e práticas (sociais, escolares, políticas) que tendem a impor uma autoridade à custa de outros, por elas menosprezados, a legitimar um projeto reformador ou a justificar, para os próprios indivíduos, as suas escolhas e condutas. Por isso esta investigação sobre as representações supõe-nas como estando sempre colocadas num campo de concorrências e de competições cujos desafios se enunciam em termos de poder e de dominação. As lutas de representação têm tanta importância como as lutas econômicas para compreender os mecanismos pelos quais um grupo impõe, ou tenta impor, a sua concepção do mundo social, os valores que são seus, e o seu domínio. Ocupar-se dos conflitos de classificações e delimitações não é, portanto, afastar-se do social – como julgou durante muito tempo uma história de vistas demasiado curtas – muito pelo contrário, consiste em localizar os pontos de afrontamento tanto mais decisivos quanto menos imediatamente materiais (CHARTIER, 1990: 15). Do texto apreendemos que,
c. |
_____________________________________________________________
17)Ao apresentar para os alunos HQs que tratam de aspectos muito problemáticos na sociedade contemporânea, a violência e o racismo são recorrentes. Uma das principais consequências das visões sobre a África é,
e. |
_____________________________________________________________
18)Edna Afonso e João Paulo Andrade, em diversos momentos de seu texto referem-se ao trabalho de Marjory Palhares por meio de citações ou mesmo aproveitando algumas das noções gerais por ela apresentadas. Considerando se tratar de um estudo bibliográfico a principal contribuição do mesmo pode ser o entendimento,
c. |
_____________________________________________________________
19)Rosane dos Santos, em seu texto HQs no ensino de História: V de Vingança e o conceito de Fascismo procura,
c. |
_____________________________________________________________
20)A sugestão da leitura de Mafalda, do argentino Quino, relaciona-se com:
c. |
_____________________________________________________________
21)Na figura adiante, as referências históricas: Soldado Desconhecido.
B.Não são explicadas e são referências de uma visão eurocêntrica que desconsidera a realidade de diversos povos africanos antes da chegada de colonizadores
_____________________________________________________________
22)Nas imagens, podemos perceber: Tintim no Congo
E.Que o europeu se apresenta como o ordenador desse mundo tido como desorganizado e primitivo.
_____________________________________________________________
23)Em todos os casos demonstrados sobre as representações sobre a África, podemos armar que:
D.Persistem no imaginário visões negativas e infantilizadoras que foram formadas em contextos econômico e socialmente distintos.
_____________________________________________________________
24)Comparando as figuras A e B: A - Tintim no Congo.
C.Na figura A existe um apelo grotesco na representação e na figura B há um apuro muito maior como em um esforço de superar os erros anteriores.
_____________________________________________________________
25)Na figura indicada abaixo, ao observar a menção à guerra: Soldado Desconhecido
C.Estereótipos são reforçados quando as tribos são referidas como objeto do confronto
_____________________________________________________________
26)Considerando a construção da infância e da juventude de que desfrutariam os meninos, na imagem apresentada, podemos afirmar que: Soldado Desconhecido
E.O norte-americano pratica esportes e é pacífico, enquanto que o africano é violento e sempre carrega uma poderosa arma com grande potencial de letalidade.
_____________________________________________________________
27)Nas figuras abaixo, os africanos: Fantasma.
A.São retratados com traços genéricos e indistintos, ignorando individualidades.
_____________________________________________________________
28)Em todos os casos de imagens que demonstramos, podemos afirmar que:
A.Não existe abordagem neutra, sendo elas fruto das épocas em que foram produzidas, reforçando determinados imaginários, ao mesmo tempo em que se é influenciado pelas próprias imagens.
_____________________________________________________________
29)A imagem trata da música em qual sentido?Fantasma.
A.Religioso e místico em um sentido que contribuiu para a visão negativa do africano com rituais mágicos no lugar de religiões “verdadeiramente estruturadas”.
_____________________________________________________________
30)Observe as imagens retiradas do texto "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido", de Ivaldo Marciano de França Lima, e responda ao que se pede. Na imagem, a troca do nome da locomotiva indica: Tintim no Congo.
D.A infantilização do africano.
_____________________________________________________________
31)Em todos os casos demonstrados sobre as representações sobre a África, podemos armar que:
D.Persistem no imaginário visões negativas e infantilizadoras que foram formadas em contextos econômico e socialmente distintos.
_____________________________________________________________
32)Nas imagens, podemos perceber: Tintim no Congo.
E.Que o europeu se apresenta como o ordenador desse mundo tido como desorganizado e primitivo.
_____________________________________________________________
33)Em todos os casos de imagens que demonstramos, podemos armar que:
A.Não existe abordagem neutra, sendo elas fruto das épocas em que foram produzidas, reforçando determinados imaginários, ao mesmo tempo em que se é inuenciado pelas próprias imagens.
34)A seguir, analisando as imagens, o exagero dos traços pode ser atribuído a: Tintim no Congo.
C.Estereótipos e preconceitos arraigados na época de produção da HQ.
_____________________________________________________________
35)
Observe as imagens retiradas do texto "Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido", de Ivaldo Marciano de França Lima, e responda ao que se pede.
Na imagem, a troca do nome da locomotiva indica: Tintim no Congo
D.A infantilização do africano
_____________________________________________________________
36)Na figura indicada abaixo, ao observar a menção à guerra: Soldado Desconhecido.
C.Estereótipos são reforçados quando as tribos são referidas como objeto do confronto.
_____________________________________________________________
37)Comparando as figuras A e B: A - Tintim no Congo.
C.Na gura A existe um apelo grotesco na representação e na gura B há um apuro muito maior como em um esforço de superar os erros anteriores.
_____________________________________________________________
38)Nas aventuras de Tintim, na imagem a seguir, o quadro ao centro indica que: Tintim no Congo.
B.Os africanos agem de forma irracional, enquanto que o próprio cachorro do colonizador é capaz de racionalizar uma situação.
_____________________________________________________________
39)As imagens abaixo têm em comum: Tintim no Congo.
B.Os traços grosseiros e grotescos retratando os africanos.
_____________________________________________________________
40) Na imagem que segue, o elemento mais importante de inferiorização do negro é: Fantasma
B.A menção de que o que era necessário era a magia branca de um médico, sendo a menção ao negro tida por negativa e relativa ao branco, sentido positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário