I
- Esta
pedagogia entende a vida como ela é, pela forma de liberar os educandos de suas
responsabilidades acadêmicas, fazendo com que os alunos possam aprender de
maneira livre e autorizada pelos professores, que, ao invés de restringir aos
trâmites da escola, libera tudo e todos das grandes cargas educacionais.
II
- A doutrina
liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a
predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade,
estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos
meios de produção, também denominada sociedade de classes.X
III
- A pedagogia
liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos
para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por
isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas
vigentes da sociedade de classe por meio do desenvolvimento da cultura
individual. 'r-
IV - A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade
das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de
oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. X
A)
I e III,
apenas.
B)
I e II,
apenas.
C)
II e III,
apenas.
D)
I, II e IV,
apenas.
E) II, III e IV, apenas
Questão
2:
Questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e
com os outros homens, visando a uma transformação - daí ser uma educação
crítica. Os conteúdos de ensino são denominados como temas geradores e são
extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não
é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da
relação com a experiência vivida. “O diálogo engaja ativamente a ambos os
sujeitos do ato de conhecer: educador e educando e educando e educador”.
A)
Verdadeira
curiosidade que existe em cada criança.
B)
Pedagogia
Progressista Libertadora.
C)
Pedagogia da
vida.
D)
Pedagogia das
didáticas.
E) Sincronia sobre tudo que há em termos de Educação.
A)
A aula é composta
de parte inicial, parte principal e volta à calma.
B)
A aula é
composta de aquecimento, preparação da atividade central e discussão final.
C)
A aula é
composta de recapitulação da aula anterior, apresentação do novo tema,
aprofundamento, exercícios de casa e finalização.
D)
A aula é
composta de reintegração do último tema, desenvolvimento do novo tema,
aprofundamento, generalização e aplicação.
E) A aula é composta de objetivos, os conteúdos a
serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos
metodológicos e recursos a serem utilizados. Por último, deve-se descrever qual
a forma de avaliação das atividades
A)
É aquela cujo
professor sabe aproveitar-se de um bate-papo para exercer seu papel de ensino.
B)
É aquela que
se apoia nas conversas informais, sabendo introduzir um ensino nas mais
diversas situações.
C)
É aquela que
garante segurança de o aluno poder falar, dizendo tudo o que pensa em relação
ao trabalho que o professor desenvolve.
D)
É como uma
conversa franca e esporádica, que cria vínculos profundos com os alunos.
E) É aquela que parte de uma questão problematizadora
para desencadear o diálogo, no qual o professor transmite o que sabe,
aproveitando os conhecimentos prévios e as experiências anteriores do aluno.
Assim, ambos chegam a uma síntese que elucida, explica ou resolve a situação
problema que desencadeou a discussão.
A)
Método é a
maneira de efetuar algo, procedimentos são um caminho a seguir para se alcançar
um fim.'
B)
Método é uma
descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos
específicos, procedimentos são o que para o professor acaba por ser um roteiro
geral para a atividade.
C)
Método é uma
forma de operacionalizar o método, procedimentos são um caminho que leva até
certo ponto, não sendo o veículo de chegada, pois este é a técnica.
D)
Método é um
caminho a seguir para se alcançar um fim, procedimentos são as maneiras de
efetuar algo.
E) Método é um jeito de trabalhar, procedimentos são
as formas de organizar todo o percurso de planejamento.
A)
O planejamento
é uma meta a ser estabelecida. O plano é aquilo que se estabelece para curto
prazo.
B)
O planejamento
são as atividades a serem aplicadas. O plano é apenas uma aula.
C)
O planejamento
é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. O plano é o
resultado desse processo, podendo ou não assumir uma forma escrita.
D)
O planejamento
é uma forma de elaborar uma aula, selecionando maneiras de aplicá-la. O plano é
o conjunto de recursos a serem envolvidos no processo.
E) O planejamento é apenas uma unidade de ensino. O
plano é todo o processo de escolarização.
A)
A instrução
está ligada aos papéis que vem junto com alguns produtos que compramos, já o
ensino é quando temos um professor para ensinar, para não termos de aprender
sozinhos.
B)
A instrução é
ligada à formação intelectual e o desenvolvimento da capacidade de conhecer. O
ensino corresponde às ações, meios e condições para que se possa instruirá
C)
A instrução é
ligada a todas as situações que precisamos pedir maiores informações, pois
somente com elas estaremos instruídos. O ensino é aquilo que fazem os pais nos
primeiros anos de vida de seus filhos.
D)
A instrução é
um manual inventado por algum sujeito que o elabora, na perspectiva de
favorecer o uso de determinados aparelhos eletrónicos. O ensino é semelhante à
educação, pois ensinar é o mesmo que educar.
E) Instrução é o mesmo que comando, pois quando se
instrui alguém você o comanda. O ensino é ação de proporcionar a alguém uma
capacidade elementar de pensamento e linguagem.
A)
É a vontade do
indivíduo, a criação proporcionada.
B)
É semelhante a
moral e bons costumes.
C)
São os bons
modos, adquiridos no contato com a família.
D)
É muito
semelhante à cultura, pois é um fenômeno e um processo social.
E) É o que surge do amor dos pais, pela dedicação em
cuidar de seus filhos.
A)
Refere-se aos
meios e à frequência das verificações; ocorre por meio de um controle
sistemático; processo de interação professor-alunos.
B)
Prevê os
processos; previne os problemas de aprendizagem; verifica as notas finais.
C)
Sondagem
inicial; acompanha o processo de formação dos alunos; é uma função
classificatória, para um final de processo.
D)
Trabalha a
observação; forma as posições; soma as notas.
E) Previne problemas; orienta as ações; classifica em
números.
Questão 10:
Orienta para os
objetivos de autorrealização (desenvolvimento pessoal) e para as relações
interpessoais. Acentua-se, nesta tendência, o papel da escola na formação de
atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas
psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço está em estabelecer
um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação
pessoal às solicitações do ambiente.
A)
Criação de
novos caminhos para o trabalho educativo.
B)
Verdade dos
fatos, no que concerne a vida estudantil.
C)
Crise no setor
produtivo.
D)
Quebra de
sigilo sobre todos os envolvidos no processo educacional.
E)
Pedagogia
Liberal Renovada Não Diretiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário