I
- Foi
considerado o movimento de vanguarda mais radical por seu caráter de negação. A
II
- Explorou o
reverso da lógica como verdade estética no cinema, nas artes plásticas e nas
letras, tendo como maiores representantes André Breton, Louis Aragon, Joan Miró
e Salvador Dali.
III - Caracterizou-se pela agressividade de expor os
traços sociais da realidade, em uma crítica à burguesia vigente e aos
interesses económicos em detrimento aos valores humanos.
A)
A alternativa
III está correta.
B)
A alternativa
I está correta<<<<<<<<<<<
C)
A alternativa
II está correta.
D)
As
alternativas I e II estão corretas.
E) As alternativas II e III estão corretas.
__________________________________________________________________________
A)
A fundição.
B)
A xilogravura.
C)
A fotografia.<<<<<<<<<
D)
A imprensa.
E)
A cunhagem.
__________________________________________________________________________
I
- O objeto por si só, sem nenhuma
influência adquire esse caráter.
II
- Sentimos sua essência,
percebemos sua função estética. -
III
- O artista escuta, enxerga, sente
e atribui um significado para o objeto. -
A)
As alternativas I e II estão
corretas.
B)
A alternativa I esta correta.
C)
A alternativa III esta correta.
D)
A alternativa II esta correta.
E)
As alternativas II e III estão
corretas. <<<<<<<<<<
__________________________________________________________________________
A)
Se vários fotógrafos fotografem ao
mesmo tempo, um mesmo momento, uma mesma cena, teremos as mesmas fotos.
B)
O fotografo percebe a cena, o
lance, o momento e o concebe, o registra de uma forma fiel, se ter influencia
de sua criatividade ou bagagem cultural.
C)
Assim como a arte, a fotografia
está associada à criatividade, porem seu desempenho não envolve necessariamente
à imaginação.
D)
A fotografia independe do olhar do
fotografo.
E)
Assim como a arte, a fotografia
está associada à criatividade, pois por sua própria natureza, seu desempenho envolve necessariamente a
imaginação. <<<<<<<<<<
Questão
5:
Após a Revolução Industrial, a desigualdade
social começou a fazer parte do processe na Europa, onde figurava a elite de um
lado, a massa de operários excluídos de outro e o avanço no processo
burguês-industrial na disputa de domínio de mercado. Nesse clima de euforia e
insatisfação, a classe artística começou a introduzir novas experiências com a
linguagem estética que representavam um anseio de oposição social. Como foram denominados
esses artistas?
A)
Esses artistas foram denominados
de “retratistas” e sofreram as influências que a fotografia começava a
proporcionar no âmbito cultural.
B)
Esses artistas foram denominados
de “impressionistas", eles observavam espaços urbanos e elementos naturais
cotidianos na vida dos parisienses, além de estudarem as nuances temporais do
ambiente, repetindo inúmeras vezes a incidência da luz natural e as alterações
cromáticas dos diferentes horários, criando a técnica chamada “séries” de
pinturas.
C)
Esses artistas foram denominados
de “abstratos”, eles busca a pureza dos elementos básicos e a liberdade da
expressão.
D)
Esses artistas foram denominados
de “vanguardistas”, e tiveram papel fundamental nas influências artísticas ao
longo do século XX <<<<<<<<<
E)
Esses artistas foram denominados
de “futuristas’’, e influenciaram diretamente a plataforma modernista no
Brasil.
__________________________________________________________________________
Questão
6:
Dentro do universo de revolução que tomou todos
os âmbitos da sociedade na segunda metade do século XIX, existiu um fator
determinante na mudança da estética, principalmente no movimento artístico
impressionista. Qual foi esse fator?
A)
A Revolução Industrial, que trouxe
uma rápida ascensão da modernidade, rompendo com o realismo que ainda dominada
as camadas da sociedade.
B)
O surgimento de novas camadas da
sociedade que se refletiu no âmbito artístico na tentativa de promover mais
sensibilidade e incluir todos no mesmo grupo cultural.
C)
A tentativa de tornar a atividade
artística como uma forma de resgatar a beleza que havia se perdido em meio ao aglomerado
de máquinas.
D)
A abertura de ateliês por alguns
artistas, disseminando a arte em todas as camadas da sociedade.
E)
A invenção da fotografia, fator
determinante na mudança da estética, principalmente no movimento artístico
impressionista, pois ao invés de rivalizar com a pintura como muitos
declamaram, ela auxiliou diretamente a obra de alguns artistas. <<<<<<<
__________________________________________________________________________
Questão 7:
A discussão sobre a ARTE e suas implicações ESTÉTICAS já ocupavam as ideias dos pensadores gregos na Antiguidade. Contudo,
foi o FILOSOFO alemão Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1762) que constituiu a
Estética como disciplina. Baumgarten reuniu a PERCEPÇÃO a obra de arte e o belo no mesmo âmbito filosófico, compreendendo tais termos como
diferente face de um elemento que o autor chamou de fenômeno estético, também
desvencilhou da questão estética a METAFISICA, a LOGICA e a ETICA e a marcando definitivamente o nascimento do conceito e criando novas
abordagens de conhecimento da Arte.
A)
Estética, artísticas, psicólogo,
percepção, Escultura, Pintura e Escrita.
B)
Arte, Estética, psicólogo,
estética, Metafísica, Lógica e Ética.
C)
Arte, estéticas, filosofo,
percepção, Metafísica, Lógica e Ética. <<<<<
D)
Estética, artísticas, psicólogo,
percepção, Metafísica, Lógica e Ética.
E)
Arte, estéticas, filosofo,
estética, Metafísica, Lógica e Ética.
__________________________________________________________________________
I
- A pintura, ou as renomadas obras
de arte, tanto quanto o cinema, é contemplado por milhares indivíduos, pela
massa.
II
- A pintura é uma imagem total,
enquanto que o cinema é composto por fragmentos das gravações.
III
- O cinema, tanto quanto a
pintura, atinge o coletivo.
A)
As alternativas I e III estão
corretas.
B)
As alternativas I, II e III estão
corretas.
C)
Apenas a alternativa III está
correta.
D)
Apenas a alternativa I está
correta.
E)
Apenas a alternativa II está
correta.<<<<<<
__________________________________________________________________________
A) De acordo com o que o artista quis transmitir em sua obra. sem de
forma alguma a percepção do receptor interferir nesse encontro.
B) De forma coletiva, o encontro da arte com o espectador e do espectador
com o artista é sentido da mesma forma cor indivíduos de um mesmo grupo.
C) De forma individual, o encontro da arte com o espectador e
do espectador com o artista e de toda a sensação o e o mesmo tentou transmitir
com sua obra de arte.<<<<<<
D) De forma coletiva, o encontro da arte com os espectadores e do
espectadores com o artista e de toda a sensação que o mesmo tentou transmitir com sua obra de arte.
E) De forma individual, mas com a percepção
imposta pelo artista, sem de forma alguma a percepçâo do receptor interferir nesse encontro
__________________________________________________________________________
A) Teoria do Formalismo.
B) Teoria Institucional.
C) Teoria do Representacionalismo.
D) Teoria Expressivista.<<<<<
E) Teoria do Expressionismo.