quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Unip - Prova - Arte e Estética (2018)



I     - Foi considerado o movimento de vanguarda mais radical por seu caráter de negação. A
II    - Explorou o reverso da lógica como verdade estética no cinema, nas artes plásticas e nas letras, tendo como maiores representantes André Breton, Louis Aragon, Joan Miró e Salvador Dali.
III     - Caracterizou-se pela agressividade de expor os traços sociais da realidade, em uma crítica à burguesia vigente e aos interesses económicos em detrimento aos valores humanos.
A)     A alternativa III está correta.
B)     A alternativa I está correta<<<<<<<<<<<
C)     A alternativa II está correta.
D)    As alternativas I e II estão corretas.
E)     As alternativas II e III estão corretas.

__________________________________________________________________________

A)    A fundição.
B)    A xilogravura.
C)     A fotografia.<<<<<<<<<
D)    A imprensa.
E)     A cunhagem.

__________________________________________________________________________
I     - O objeto por si só, sem nenhuma influência adquire esse caráter.
II    - Sentimos sua essência, percebemos sua função estética. -
III     - O artista escuta, enxerga, sente e atribui um significado para o objeto. -
A)    As alternativas I e II estão corretas.
B)    A alternativa I esta correta.
C)     A alternativa III esta correta.
D)    A alternativa II esta correta.
E)     As alternativas II e III estão corretas. <<<<<<<<<<

__________________________________________________________________________
A)     Se vários fotógrafos fotografem ao mesmo tempo, um mesmo momento, uma mesma cena, teremos as mesmas fotos.
B)     O fotografo percebe a cena, o lance, o momento e o concebe, o registra de uma forma fiel, se ter influencia de sua criatividade ou bagagem cultural.
C)      Assim como a arte, a fotografia está associada à criatividade, porem seu desempenho não envolve necessariamente à imaginação.
D)    A fotografia independe do olhar do fotografo.
E)    Assim como a arte, a fotografia está associada à criatividade, pois por sua própria natureza, seu desempenho envolve necessariamente a imaginação. <<<<<<<<<<

Questão 5: 
Após a Revolução Industrial, a desigualdade social começou a fazer parte do processe na Europa, onde figurava a elite de um lado, a massa de operários excluídos de outro e o avanço no processo burguês-industrial na disputa de domínio de mercado. Nesse clima de euforia e insatisfação, a classe artística começou a introduzir novas experiências com a linguagem estética que representavam um anseio de oposição social. Como foram denominados esses artistas?
A)    Esses artistas foram denominados de “retratistas” e sofreram as influências que a fotografia começava a proporcionar no âmbito cultural.
B)    Esses artistas foram denominados de “impressionistas", eles observavam espaços urbanos e elementos naturais cotidianos na vida dos parisienses, além de estudarem as nuances temporais do ambiente, repetindo inúmeras vezes a incidência da luz natural e as alterações cromáticas dos diferentes horários, criando a técnica chamada “séries” de pinturas.
C)    Esses artistas foram denominados de “abstratos”, eles busca a pureza dos elementos básicos e a liberdade da expressão.
D)    Esses artistas foram denominados de “vanguardistas”, e tiveram papel fundamental nas influências artísticas ao longo do século XX <<<<<<<<<
E)    Esses artistas foram denominados de “futuristas’’, e influenciaram diretamente a plataforma modernista no Brasil.
__________________________________________________________________________
Questão 6: 
Dentro do universo de revolução que tomou todos os âmbitos da sociedade na segunda metade do século XIX, existiu um fator determinante na mudança da estética, principalmente no movimento artístico impressionista. Qual foi esse fator?
A)    A Revolução Industrial, que trouxe uma rápida ascensão da modernidade, rompendo com o realismo que ainda dominada as camadas da sociedade.
B)    O surgimento de novas camadas da sociedade que se refletiu no âmbito artístico na tentativa de promover mais sensibilidade e incluir todos no mesmo grupo cultural.
C)    A tentativa de tornar a atividade artística como uma forma de resgatar a beleza que havia se perdido em meio ao aglomerado de máquinas.
D)    A abertura de ateliês por alguns artistas, disseminando a arte em todas as camadas da sociedade.
E)    A invenção da fotografia, fator determinante na mudança da estética, principalmente no movimento artístico impressionista, pois ao invés de rivalizar com a pintura como muitos declamaram, ela auxiliou diretamente a obra de alguns artistas. <<<<<<<
__________________________________________________________________________
Questão 7: 

A discussão sobre a ARTE e suas implicações ESTÉTICAS já ocupavam as ideias dos pensadores gregos na Antiguidade. Contudo, foi o FILOSOFO alemão Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1762) que constituiu a Estética como disciplina. Baumgarten reuniu a  PERCEPÇÃO a obra de arte e o belo no mesmo âmbito filosófico, compreendendo tais termos como diferente face de um elemento que o autor chamou de fenômeno estético, também desvencilhou da questão estética a METAFISICA, a LOGICA e a ETICA e a marcando definitivamente o nascimento do conceito e criando novas abordagens de conhecimento da Arte.

A)    Estética, artísticas, psicólogo, percepção, Escultura, Pintura e Escrita.
B)    Arte, Estética, psicólogo, estética, Metafísica, Lógica e Ética.
C)    Arte, estéticas, filosofo, percepção, Metafísica, Lógica e Ética. <<<<<
D)    Estética, artísticas, psicólogo, percepção, Metafísica, Lógica e Ética.
E)    Arte, estéticas, filosofo, estética, Metafísica, Lógica e Ética.
__________________________________________________________________________
I    - A pintura, ou as renomadas obras de arte, tanto quanto o cinema, é contemplado por milhares indivíduos, pela massa.
II    - A pintura é uma imagem total, enquanto que o cinema é composto por fragmentos das gravações.
III    - O cinema, tanto quanto a pintura, atinge o coletivo.
A)    As alternativas I e III estão corretas.
B)    As alternativas I, II e III estão corretas.
C)    Apenas a alternativa III está correta.
D)    Apenas a alternativa I está correta.
E)    Apenas a alternativa II está correta.<<<<<<
__________________________________________________________________________
A) De acordo com o que o artista quis transmitir em sua obra. sem de forma alguma a percepção do receptor interferir nesse encontro.
B) De forma coletiva, o encontro da arte com o espectador e do espectador com o artista é sentido da mesma forma cor indivíduos de um mesmo grupo.
C)  De forma individual, o encontro da arte com o espectador e do espectador com o artista e de toda a sensação o e o mesmo tentou transmitir com sua obra de arte.<<<<<<
D) De forma coletiva, o encontro da arte com os espectadores e do espectadores com o artista e de toda a sensação que o mesmo tentou transmitir com sua obra de arte.
E) De forma individual, mas com a percepção imposta pelo artista, sem de forma alguma a percepçâo do receptor interferir nesse encontro
__________________________________________________________________________
A) Teoria do Formalismo.
B) Teoria Institucional.
C) Teoria do Representacionalismo.
D) Teoria Expressivista.<<<<<
E) Teoria do Expressionismo.



RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...