quinta-feira, 7 de junho de 2018

Unip - Prova - Didatica Geral (2018)


Questões de múltipla escolha
Disciplina: - Didática Geral

I     - Esta pedagogia entende a vida como ela é, pela forma de liberar os educandos de suas responsabilidades acadêmicas, fazendo com que os alunos possam aprender de maneira livre e autorizada pelos professores, que, ao invés de restringir aos trâmites da escola, libera tudo e todos das grandes cargas educacionais.
II    - A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes.X
III     - A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes da sociedade de classe por meio do desenvolvimento da cultura individual. 'r-
IV     - A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. X
A)     I e III, apenas.
B)     I e II, apenas.
C)     II e III, apenas.
D)    I, II e IV, apenas.
E)     II, III e IV, apenas

Questão 2: 
Questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica. Os conteúdos de ensino são denominados como temas geradores e são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é a transmissão de conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida. “O diálogo engaja ativamente a ambos os sujeitos do ato de conhecer: educador e educando e educando e educador”.
A)     Verdadeira curiosidade que existe em cada criança.
B)     Pedagogia Progressista Libertadora. 
C)     Pedagogia da vida.
D)    Pedagogia das didáticas.
E)     Sincronia sobre tudo que há em termos de Educação.



A)     A aula é composta de parte inicial, parte principal e volta à calma.
B)     A aula é composta de aquecimento, preparação da atividade central e discussão final.
C)     A aula é composta de recapitulação da aula anterior, apresentação do novo tema, aprofundamento, exercícios de casa e finalização.
D)     A aula é composta de reintegração do último tema, desenvolvimento do novo tema, aprofundamento, generalização e aplicação.
E)    A aula é composta de objetivos, os conteúdos a serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos metodológicos e recursos a serem utilizados. Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades



A)     É aquela cujo professor sabe aproveitar-se de um bate-papo para exercer seu papel de ensino.
B)     É aquela que se apoia nas conversas informais, sabendo introduzir um ensino nas mais diversas situações.
C)     É aquela que garante segurança de o aluno poder falar, dizendo tudo o que pensa em relação ao trabalho que o professor desenvolve.
D)    É como uma conversa franca e esporádica, que cria vínculos profundos com os alunos.
E)     É aquela que parte de uma questão problematizadora para desencadear o diálogo, no qual o professor transmite o que sabe, aproveitando os conhecimentos prévios e as experiências anteriores do aluno. Assim, ambos chegam a uma síntese que elucida, explica ou resolve a situação problema que desencadeou a discussão.




A)    Método é a maneira de efetuar algo, procedimentos são um caminho a seguir para se alcançar um fim.'
B)     Método é uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos específicos, procedimentos são o que para o professor acaba por ser um roteiro geral para a atividade.
C)     Método é uma forma de operacionalizar o método, procedimentos são um caminho que leva até certo ponto, não sendo o veículo de chegada, pois este é a técnica.
D)    Método é um caminho a seguir para se alcançar um fim, procedimentos são as maneiras de efetuar algo.
E)     Método é um jeito de trabalhar, procedimentos são as formas de organizar todo o percurso de planejamento.



A)     O planejamento é uma meta a ser estabelecida. O plano é aquilo que se estabelece para curto prazo.
B)     O planejamento são as atividades a serem aplicadas. O plano é apenas uma aula.
C)     O planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. O plano é o resultado desse processo, podendo ou não assumir uma forma escrita.
D)    O planejamento é uma forma de elaborar uma aula, selecionando maneiras de aplicá-la. O plano é o conjunto de recursos a serem envolvidos no processo.
E)     O planejamento é apenas uma unidade de ensino. O plano é todo o processo de escolarização.



A)     A instrução está ligada aos papéis que vem junto com alguns produtos que compramos, já o ensino é quando temos um professor para ensinar, para não termos de aprender sozinhos.
B)     A instrução é ligada à formação intelectual e o desenvolvimento da capacidade de conhecer. O ensino corresponde às ações, meios e condições para que se possa instruirá
C)     A instrução é ligada a todas as situações que precisamos pedir maiores informações, pois somente com elas estaremos instruídos. O ensino é aquilo que fazem os pais nos primeiros anos de vida de seus filhos.
D)     A instrução é um manual inventado por algum sujeito que o elabora, na perspectiva de favorecer o uso de determinados aparelhos eletrónicos. O ensino é semelhante à educação, pois ensinar é o mesmo que educar.
E)     Instrução é o mesmo que comando, pois quando se instrui alguém você o comanda. O ensino é ação de proporcionar a alguém uma capacidade elementar de pensamento e linguagem.



A)     É a vontade do indivíduo, a criação proporcionada.
B)     É semelhante a moral e bons costumes.
C)     São os bons modos, adquiridos no contato com a família.
D)    É muito semelhante à cultura, pois é um fenômeno e um processo social.
E)     É o que surge do amor dos pais, pela dedicação em cuidar de seus filhos.


A)     Refere-se aos meios e à frequência das verificações; ocorre por meio de um controle sistemático; processo de interação professor-alunos.
B)     Prevê os processos; previne os problemas de aprendizagem; verifica as notas finais.
C)     Sondagem inicial; acompanha o processo de formação dos alunos; é uma função classificatória, para um final de processo.
D)    Trabalha a observação; forma as posições; soma as notas.
E)    Previne problemas; orienta as ações; classifica em números.

Questão 10: 
Orienta para os objetivos de autorrealização (desenvolvimento pessoal) e para as relações interpessoais. Acentua-se, nesta tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

A)     Criação de novos caminhos para o trabalho educativo.
B)     Verdade dos fatos, no que concerne a vida estudantil.
C)     Crise no setor produtivo.
D)    Quebra de sigilo sobre todos os envolvidos no processo educacional.
E)     Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva.

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...