Unip - Topicos de Atuação Profissional
Respostas Atividades e Questionários
Temos como exemplo as obras de fins não artísticos, que variam muito no decorrer da história. Na Idade Média, a maior parte da população dos feudos era analfabeta e a Arte tinha fins didáticos para ensinar os interesses do catolicismo e também para relatar histórias bíblicas. Escolha a alternativa correta para o preenchimento da lacuna.
a. Função pragmática ou utilitária <<<<<<<<<<<<<
2)Algumas manifestações artísticas são originárias da década de 1970 e, inicialmente, estiveram ligadas ao hip hop e presentes nos grandes centros urbanos por meio das técnicas de pintura em muros, representadas com tintas spray.
O texto trata de que arte?
d. Arte de massa.<<<<<<<<<<<<<
3)Do 1º ao 5º ano serão estabelecidas as modalidades artísticas específicas:
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.<<<<<<<<<<<<<
4)O que é arte?
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.<<<<<<<<<<<<<
5)Considere a afirmação: “Cabe à escola estar atenta ao desenvolvimento no jogo dramatizado oferecendo condições para o exercício consciente e eficaz, para a aquisição e ordenação progressiva da linguagem dramática” (PCN-Artes)”. O texto se refere a:
c. Teatro.<<<<<<<<<<<<<
6)A organização do ensino das artes em grau superior no Brasil precedeu em muitos anos a organização desse ensino na educação básica e remonta à Academia Imperial de Belas-Artes. Apesar dessa tradição – a Academia constituiu-se em uma das primeiras instituições de ensino superior no Brasil, junto com as escolas militares e os cursos médicos – e refletindo preconceitos entranhados em acadêmicos e legisladores, o ensino das artes na educação básica só se tornou obrigatório com a Lei:
e.
<<<<<<<<<<<<<
7)
A respeito da educação visual, podemos afirmar que:
I. É possível uma educação para melhorar a percepção, a imaginação, a sensibilidade, o conhecimento e a produção artística pessoal e em grupo. II. É quando se fala em levar a criar e perceber formas, articulando seus elementos tais como: ponto, linha, plano, cor, luz, movimentos e ritmo. III. Trata-se de ajudar os alunos a desenhar, dando-lhes modelos prontos, para colorir, solicitando não colorir fora da linha. Estão corretos os itens: |
8)Cantiga de roda e parlenda expressam um conjunto de costumes, lendas de festas tradicionais/populares, manifestações artísticas em geral. A qual manifestação cultural o excerto nos submete?
a. Folclore.<<<<<<<<<<<<<
9)Complete a lacuna por meio das alternativas a seguir:
Com a aprovação da LDB em _______________, artigo 26, parágrafo 2º, o que era proposto para o ensino de Arte em períodos anteriores para a Arte de cunho não obrigatório foi alterado para área de ensino obrigatório na Educação Básica. A partir desse ano, o ensino da Arte passou a ser componente curricular obrigatório, na Educação Básica.
e. 1996 (nº 9394/96).<<<<<<<<<<<<<
10)Considere a afirmação: “[...] é necessário que todos tenham oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula” (PCN-Artes). O texto se refere a:
a. Música<<<<<<<<<<<<<
11)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, podemos dizer que uma das características da arte é:
a. Que as diferentes formas de arte devem ser definidas de acordo com as características do grupo social, favorecendo o acesso a outras culturas e aproximando os indivíduo<<<<<<<<<<<<<
12)Ocorreram importantes questionamentos acerca dos ensinos de arte no ensino brasileiro na década de 1980 no contexto da abertura democrática, da promessa de redemocratização, da política e da elaboração de uma nova Constituição, isso colaborou para uma capacidade criadora e expressiva dos alunos, o que contribuiu para a autonomia desses alunos e para sua participação na sociedade. Essas discussões compuseram o documento referencial do Parecer:
a. CNE/CES nº 280/2007.<<<<<<<<<<<<<
13)
São manifestações artísticas e tradicionais de um povo que encena seus sonhos e realidades por meio de criaturas maravilhosas e horrorosas. Cantando e dançando, encenando e criando, brincando, o exceto nos submete à:
|
14)
Visando à formação teórica/prática do profissional, para que seja participativo na sociedade, capaz de atuar como mediador e incentivador, além de almejar o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo; uma das grandes finalidades do ensino de Artes Visuais (licenciatura) está destinada à formação de profissionais habilitados para a docência em Artes Visuais em:
e.
<<<<<<<<<<<<<
15)Complete a lacuna.
É o profissional qualificado com treinamento, conhecimento técnico, experiência e sensibilidade visual para determinar materiais, mecanismos, forma, cor, acabamento de superfície e decoração de objetos que são produzidos em larga escala nos processos industriais. ______________ pode(m), em determinados momentos, focar em todos ou apenas alguns desses aspectos.
b. Designer industrial.
A dança, como manifestação coletiva, possui reflexão, análise e compreensão, além do reconhecimento, sugere para essa linguagem, nas Artes Visuais:
e.Integração e incomunicação com os outros por meio dos gestos e dos movimentos.
17)Muitos materiais e técnicas podem ser empregados na criação de obras de Arte. Nas Artes Visuais, existem os mais conhecidos, tradicionais, convencionais, contemporâneos e modernos. O desenho e a pintura, de maneira geral, em suas composições utilizam:
e. Todas as alternativas estão corretas.
18)O curso de Artes Visuais (licenciatura) tem como maior intenção formar professores:
e. Todas alternativas estão corretas.
19)“A articulação dos conteúdos precisa estar incluída no contexto do ensino e da aprendizagem a partir dos três eixos norteadores: a ____________, a __________ e a ___________.”
Escolha a alternativa correta que completa as lacunas do excerto anterior por meio das alternativas:
e.
e.
21)A ____________________________________: as obras são como um espelho que expressam e refletem a realidade, remetendo-nos diretamente a ela. Esse tipo de obra tem função referencial de nos remeter para o mundo dos objetos retratados. Escolha a alternativa correta para preenchimento da lacuna.
c. Função naturalista.
22)A dança como manifestação coletiva possui reflexão, análise e compreensão, além do reconhecimento sugerem para essa linguagem nas Artes Visuais:
I. Qualidades individuais de movimento.
II. Desempenho motriz de cada um.
III. Improvisação e criação de sequência de movimento.
IV. Exploração de espaço em duplas ou outros tipos de formação em grupos.
V. Integração e repulsão com os outros por meio dos gestos e dos movimentos.
e. Somente a V está incorreta.
23)As Artes Visuais como produto cultural e histórico sugerem:
I. Reflexão, análise e estudo a partir de períodos históricos de artistas pertencentes a diferentes costumes, crenças e valores locais, nacionais e internacionais.
II. Respeito, contato e interesse pela arte na sociedade como um agente facilitador na compreensão de significados produzidos em seu entorno por meio de um período histórico.
III. Valorização, manutenção e preservação do patrimônio cultural.
IV. Contato com obras de museus, mostras, exposições, galerias, ateliês e oficinas.
a. Todas são verdadeiras.
24)Complete a lacuna.
É o profissional qualificado com treinamento, conhecimento técnico, experiência e sensibilidade visual para determinar materiais, mecanismos, forma, cor, acabamento de superfície e decoração de objetos que são produzidos em larga escala nos processos industriais. ______________ pode(m), em determinados momentos, focar em todos ou apenas alguns desses aspectos.
I. Multimídia e design.
II. Designer industrial.
III. Artes plásticas.
IV. Música.
V. Artes gráficas.
d. Somente a II está correta.
25)Música: escuta, apreciação significativa, envolvimento e compreensão da linguagem musical tem contato e compreensão dos elementos da linguagem musical por meio da apresentação de:
I. Motivos, forma, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmica e texturas.
II. Atividades por meio da voz e do corpo.
III. Por meio de materiais sonoros disponíveis.
IV. Instrumentos e materiais sonoros.
V. Ideias musicais de arranjos e composições.
V. Ideias musicais de arranjos e composições.
a. Todas são verdadeiras.
26)São atribuições de trabalho voltadas para a conservação/restauração e exigem um profissional com competências para atuar com instituições públicas, privadas, como museus, galerias e obras de arte em geral. A preservação do patrimônio é constituída em bens culturais móveis e integrados. O profissional que atua nesse campo tem as seguintes atribuições:
I. Planejamentos, administrações, organizações, supervisões e realização de atividades de conservação e restauração desmazelado de bens culturais.
II. Manutenções e gerenciamentos de acervos, buscando medidas para a conservação preventiva da degradação ou do desaparecimento de bens culturais.
III. Observância dos princípios técnicos e éticos da profissão.
IV. Desenvolvimento de técnicas de conservação e restauração de bens culturais.
V. Avaliação dos aspectos dos materiais dos objetos que possuem significação histórica, a fim de prevenir sua degradação.
d. Somente a I está correta.
27)Um espaço reservado aos artistas. O termo é cedido pela língua francesa e significa lugar onde um artista trabalha. Esse espaço é destinado, principalmente, àqueles profissionais que trabalham com as mãos, é um local voltado para atividades manuais. A qual espaço o texto se refere?
a. Atelier.
28)_______________________________: tem preocupação com a forma de apresentação da arte. Nessa função, há uma valorização da experiência estética. Contempla a forma de apresentação da obra, forma que contribui decisivamente para o significado da obra. Escolha a alternativa correta para preenchimento da lacuna.
a. Função formalista.
29)
30)
31)
32)
33)