quarta-feira, 3 de abril de 2019

Unip - Artes Visuais Modernismo e Atualidades - Atividade/Questionário (2019)

Unip -  Artes Visuais Modernismo e Atualidades - Atividade/Questionário (2019)

ATIVIDADE TELEAULA  1


PERGUNTA 1


  1. Das afirmações abaixo, qual não pertence às características dos movimentos do expressionismo e do fauvismo?

a.
b.
c.
d.
e.


PERGUNTA 2


  1. Das características do Cubismo, uma não corresponde ao movimento liderado por Pablo Picasso. Qual é?

a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 3


  1. Descubra qual das afirmações abaixo, que fala sobre as características da arte no Pós-modernismo, é falsa.
a.A função do Op Art, ou arte óptica, é explorar as sensações de movimento visual com o uso de formas e cores.
b.A arte Pós-moderna é marcada no renascer da arte clássica.<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
c. “Marilyn Monroe”, de Andy Warhol, no Pop Art, é o ser humano que se torna em celebridade como produto da massa.
d.Dorothea Lange dedicou sua obra em fotografias muito fortes, com alto apelo social, revelando a fragilidade humana.
e.Um ícone da arquitetura contemporânea brasileira é o MASP. Projetado por Lina Bo Bardi, o destaque é o vão livre.


PERGUNTA 4


  1. Qual das afirmações abaixo não condiz com as características do Dadaísmo, do Surrealismo e do Modernismo no Brasil?


a.O surrealismo nasceu da livre associação e da análise dos sonhos freudiana.
b.O movimento dadaísta propôs romper com todas as barreiras do pensamento racionalista.
c.Salvador Dalí é o principal expoente do universo surrealista.
d.A entrada oficial do modernismo no Brasil foi marcada com a Semana de Arte de 1922, no Rio de Janeiro.<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
e.Fizeram parte do movimento modernista no Brasil: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, entre outros.

_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

QUESTIONÁRIO AULA 1


PERGUNTA 1


a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa D.
Comentário: A alternativa está correta, pois no expressionismo os artistas romperam com as ideias impressionistas, em que a arte se debruçava sobre as técnicas de luz e cor, voltando-se totalmente para os sentimentos humanos.

PERGUNTA 2

Apesar de ter voltado ao país e feito sua primeira exposição em 1914, foi a semana de Arte Moderna que o tornou reconhecido e gerou tanta reação nos artistas favoráveis ao academicismo. Que artista brasileiro, nascido em São Paulo, cursou a Academia de Belas Artes de Berlim, na Alemanha?

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa C.
Comentário: A alternativa está correta, pois Malfatti recebeu apoio de muitos outros artistas que apreciavam a liberdade estética da arte. Com o movimento, ela se tornou uma pintora que representava tudo que havia de inovador e revolucionário na forma de fazer arte no Brasil.

PERGUNTA 3


Duchamp (1887-1968) comprou um típico vaso sanitário de banheiro masculino, colocou a data 1917, assinou como R. Mutt e enviou para uma exposição. Com isso ele influenciou outros artistas que começaram a utilizar objetos industrializados em suas composições.
Essa exposição de um objeto industrializado fora de seu local comum, para ser observado de forma diferente e até mesmo sob aspectos variados, passou a constituir uma tendência a que se deu o nome de:

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa D
Comentário: A alternativa está correta, pois a utilização de elementos industrializados para composições artísticas construiu uma tendência chamada de ready-made. Porém, com o avanço do capitalismo industrial e das novas tecnologias de produção em massa, ficou claro que os objetos produzidos em larga escala não seriam considerados obras de arte, mesmo que um ou outro fosse utilizado isoladamente numa composição artística.

PERGUNTA 4


Fauvismo foi o primeiro movimento importante do século XX:
I- A expressão fauves, do francês, que significa ″feras″, foi utilizada pelo crítico Louis Vauxcelles para denominar a obra de alguns pintores na cidade de Paris, no ano de 1905, pela utilização das cores em seu estado puro.
II- As cores fortes e marcantes e traços bem definidos são as principais características das obras que representam esse movimento artístico.
III- Os artistas em suas representações fauvistas possuem uma grande preocupação com as cores reais dos objetos retratados.

a.
b.
c.
d.
e.

Resposta: Alternativa E.
Comentário: As alternativas I e II estão corretas, pois no Fauvismo os artistas utilizavam em suas obras cores fortes e marcantes e traços bem definidos e não tinham preocupação alguma com as cores reais dos objetos retratados.

PERGUNTA 5


Imagine o mundo sem perspectiva, com todos os objetos no mesmo plano. É nesse clima que se criaram as obras cubistas, feitas pelos artistas no início do século XX. A decomposição dos objetos foi além dos padrões e propunha uma desconstrução total da realidade.
O cubismo seguiu algumas tendências, qual delas tem como obra mais expressiva “A Mulher com Violão”, de Georges Braque, onde há um retorno à representação do objeto por meio da simultaneidade, demonstrando a falta das três dimensões dos seres, mas ainda sendo possível identificá-los?

a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 6



No ____________ vemos a exaltação do futuro e a velocidade do crescimento moderno. Esse movimento foi a representação das rápidas mudanças tecnológicas, marcadas pela mecanização das indústrias e pelas variações da sociedade diante das transformações.
Qual alternativa completa corretamente a lacuna?

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa C.
Comentário: A alternativa está correta, pois o futurismo tinha como foco o destaque ao futuro e o aprimoramento da velocidade que as máquinas deram aos homens.

PERGUNTA 7

No campo da escultura, com o aprimoramento dos novos materiais disponibilizados pela industrialização, surgiram varias tendências. Qual delas, inspirada na cultura africana, utiliza a natureza como fonte e a valorização das formas simples para romper com o paradigma da escultura como experiência visual, passando para o sentido tátil com recursos diversificados, por exemplo, o brilho das obras?

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa B.
Comentário: A alternativa está correta, pois no campo da escultura, a tendência que utiliza a natureza como fonte e a valorização das formas simples para romper com o paradigma da escultura como experiência visual é o abstracionismo.

PERGUNTA 8


O ____________________ propôs romper com todas as barreiras do pensamento racionalista e, com isso, libertar a arte e torná-la sem limites estéticos. Foi o poeta húngaro Tristan Tzara (1896-1963) quem deu essa denominação ao movimento que originou o surrealismo.
Que alternativa completa corretamente a lacuna?

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa E.
Comentário: A alternativa está correta, pois o movimento que originou o surrealismo, foi o dadaísmo, que propôs romper as barreiras com o racionalismo e com isso tornar a arte sem limites estéticos.

PERGUNTA 9


O movimento modernista no Brasil começou com a organização e apresentação da Semana de Arte de 1922. 
I- A semana de 22, realizada em São Paulo, que era o centro econômico brasileiro da época, foi marcada pela formação de um grupo de artistas que defendiam a implantação de uma nova linguagem artística: o Abstracionismo.
II- O grupo de artistas formado na semana de 22 foi responsável em tirar o País de um marasmo criativo nas artes. 
III- com a Semana de 22, iniciou-se no país o Cubismo, cuja linguagem já vinha sendo trabalhada na Europa.

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa B.
Comentário: A alternativa está correta, pois o grupo de artistas formado na semana de 22 defendia a implantação do modernismo, tal linguagem já vinha sendo trabalhada na Europa e se iniciou no Brasil com a realização dessa semana.

PERGUNTA 10


Tarsila do Amaral formou com Mário de Andrade, Oswald Andrade e outros artistas um grupo chamado Klaxon, que envolvia vários tipos de intelectuais da época.
I- Ela teve várias fases na pintura, para uma delas deu o nome de “Pau-brasil”, utilizava cores como rosa e azul e os elementos que apareciam em suas obras eram relacionadas a plantas tropicais e figuras da cultura brasileira.
II- A antropofagia na literatura de Mario de Andrade foi inspirada em sua obra, “Abaporu”, palavra indígena para antropofágico.
III- A artista não teve suas obras expostas na Semana de Arte Moderna de 22.

a.
b.
c.
d.
e.
Resposta: Alternativa E.
Comentário: A alternativa está correta, pois Tarsila do Amaral não teve nenhuma de suas obras expostas na Semana de Arte Moderna de 22

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________



ATIVIDADE TELEAULA  2


PERGUNTA 1

  1. Aponte qual das alternativas não representa o Pop Art, a Performance Art, a Arte e a atualidade e a Arte e comunidade.


a.
b.
c.
d.
e.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

PERGUNTA 2


  1. Das afirmações sobre a Arte Contemporânea e a complexidade do termo, qual das alternativas é falsa?

a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 3


  1. Descubra qual das afirmações é falsa em relação aos artistas e às características da Arte Conceitual, Minimalismo e Land Art.

a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 4


  1. Uma das afirmações abaixo não condiz sobre os Regimes da Arte defendidos por Anne Cauquelin, qual é?


a.
b.
c.
d.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
e.


_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

QUESTIONÁRIO AULA 2



PERGUNTA 1


  1. . Cauquelin (2005) afirma que a sociedade da comunicação se realiza a partir de cinco elementos “efetuadores”, ou seja, elementos possibilitadores de sua concretização.
    Qual deles implica dizer que a rede é um sistema de memória e repetição, pois a mensagem circula pelos diversos pontos e nós da rede, indo, voltando e reproduzindo a mesma mensagem; cada ponto, nós ou intersecção na rede representam a rede total, não sendo possível definir um começo nem um fim?





a.
b.
c.
d.
e.
Alternativa: C
Comentário: o bloqueio ou a autonomia querem dizer que a rede é um sistema de memória e repetição, com circulação de mensagens por diversos pontos.

PERGUNTA 2


  1. A arte contemporânea tem sua abordagem a partir de diferentes contextos: 
    I- A passagem da arte moderna para a contemporânea não se deu como uma viragem em toda a esfera artística.
    II- A partir do momento que adentramos o campo da arte contemporânea, nenhum artista poderá ser considerado como pertencente à arte moderna.
    III- A arte moderna e a arte contemporânea são concomitantes, portanto, algumas tendências podem ser compreendidas como mais modernas ou mais contemporâneas.






a.
b.
c.
d.
e.
Alternativa: C
Comentário: a partir do momento que adentramos o campo da arte contemporânea, alguns artistas, a depender do autor que os aborda, poderão ser considerados como pertencentes ainda à arte moderna.

PERGUNTA 3


  1. A arte moderna emerge no círculo de artistas das capitais europeias, principalmente Paris; enquanto na arte contemporânea, o processo de globalização já está consolidado, descentralizando a produção artística e fazendo com que uma mesma temática possa ser elaborada em diferentes cantos do globo.
    Dentro desse olhar contemporâneo, surgem várias tendências artísticas. Em qual delas importa mais a forma e a materialidade da obra do que o seu conteúdo e sua capacidade representacional? O trabalho artístico deixa de ter a função mímesis do mundo, ou seja, deixa de ter a função de imitar a realidade, qualquer que seja ela.






a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 4


  1. A vertente arte e tecnologia desenvolve-se à medida que os artistas vão se apropriando das novidades tecnológicas, principalmente com o advento do computador, das ferramentas de comunicação e das mídias digitais, que se transformam no meio e na linguagem a partir da qual cria-se a obra. Encontramos algumas das tendências no interior dessa vertente, o trabalho do artista brasileiro Eduardo Kac é referência mundial nessa área de produção e pioneiro na criação da vertente da:




a.
b.
c.
d.
e.
Alternativa: A
Comentário: o artista brasileiro Eduardo Kac, com seu trabalho “Genesis” (1999) é referência mundial na área de arte e tecnologia e pioneiro da bio art.


PERGUNTA 5


  1. O mundo ______________ é percebido como complexo, tal como o vimos em Morin, devido à ênfase às relações que se dão em padrão de teia entre as diversas partes que compõem a sociedade. Tais relações podem ocorrer de maneiras diversas, permitindo conceber o sujeito como uma entidade plural e diversificada. Isso gera a ideia de subjetividades múltiplas, concebidas a partir de variadas categorias como raça, gênero, classe e idade; diferindo, assim, do sujeito moderno, universal e único. 
    Qual alternativa completa a lacuna?





a.
b.
c.
d.
e.

Alternativa: E
Comentário: da mesma forma, a ideia de autenticidade e gênio criador, tão presentes na arte moderna, é posta em discussão, tornando complexos o processo criativo e a esfera da arte.



PERGUNTA 6


  1. Pensar a arte contemporânea a partir do pensamento complexo é assumi-la como termo em constante mutação, que se altera na medida em que modificamos o contexto que a enquadramos: 
    I- Aceitar a sua complexidade permite-nos abordá-la conscientes da sua finitude.
    II- O pensamento complexo implica um modo de pensar em forma de rede, cujo conhecimento do mundo e das coisas se dá a partir da relação entre os diversos contextos e as diversas partes que compõem o objeto de estudo.
    III- O conceito de “arte contemporânea” possui o caráter de incerteza e de incompletude em que cada autor irá abordá-lo de maneira diferenciada, cabendo ao leitor tecer a rede que conecta todos esses olhares.







a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 7


  1. Segundo Cauquelin (2005), a sociedade moderna formula-se durante a transição de um regime industrial para um regime de consumo, em meados do século XIX. 
    I- Essa sociedade ficou marcada pelo valor do progresso – científico, tecnológico e social –, pela ideia do trabalho que possibilita o acesso à propriedade.
    II- Essa sociedade ficou marcada pelo aumento da importância da educação e das boas maneiras – que garantirá oportunidades em um futuro próximo.
    III- O seu culminar pode ser explícito no termo criado pelo escritor francês, Guy Debord, “A Sociedade do Espetáculo”







a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 8


  1. Segundo Sturken e Cartwright (2001), a transição da modernidade para a pós-modernidade não se deu como um marco:


a.
b.
c.
d.
e.
Alternativa: C
Comentário: o próprio “pós-” do termo “pós-modernidade” ainda dialoga com valores presentes na modernidade, dando-lhes respostas e apresentando-lhes novos desenvolvimentos.


PERGUNTA 9


  1. Segundo as autoras Sturken e Cartwright, quais são os termos que caracterizam a pós-modernidade e a noção de subjetividade?


a.
b.
c.
d.
e.

PERGUNTA 10


  1. Sturken e Cartwright (2001) situam o surgimento da modernidade a partir do Iluminismo, alcançando seu auge:



a.
b.
c.
d.
e.

Alternativa: B
Comentário: segundo Sturken e Cartwright (2001), o surgimento da modernidade tem seu auge no final do século XIX e início do século XX e foi marcada pelo crescimento da urbanização, da industrialização e da transformação tecnológica, consequências do processo de industrialização capitalista e de sua fé ideológica no progresso.


_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________



ATIVIDADE TELEAULA  3



PERGUNTA 1


  1. Das afirmações abaixo, qual não corresponde às características dos artistas e das obras da 31ª Bienal de São Paulo?
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.












PERGUNTA 2


  1. Descubra nas afirmações abaixo qual não condiz com as características e as obras dos artistas na Documenta 13.
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.










PERGUNTA 3


  1. Qual das afirmações abaixo não se enquadra nas características da Arte na Atualidade e a 13ª Documenta de Kassel?
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.










PERGUNTA 4


  1. Uma das afirmações não condiz sobre a formação da cultura do Brasil e da 31ª Bienal de Arte de São Paulo. Qual é?
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.










_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

QUESTIONÁRIO AULA 3


PERGUNTA 1


  1. A dOCUMENTA, de Kassel, na Alemanha: 
    I- Nasceu no caos em que se encontrava a cidade de Kassel após a Segunda Guerra Mundial.
    II- Os criadores queriam trazer o centro das atenções das artes contemporâneas do mundo para a Alemanha.
    III- A intenção era trazer o prestígio de volta às artes da Alemanha e em Kassel, internacionalizar a arte dentro de um sistema global e garantir acesso do grande público mundial às artes e à cultura com finalidades educativas.
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.














PERGUNTA 2


  1. A prática artística de Kader Attia é formada pela experiência de ter crescido entre a Argélia e arrabaldes de Paris. Sua obra:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.












Alternativa: C
Comentário: sua obra está repleta de dualidade política, econômica, cultural, religiosa, de gênero, do Leste e do Oeste.



PERGUNTA 3


  1. Na 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, os mais renomados e ascendentes artistas da atualidade tiveram seus trabalhos expostos. Considerada uma das três maiores exposições de arte contemporânea do mundo, teve início no dia 6 de setembro de 2014, reunindo 250 obras de 100 artistas de 34 países.
    Uma das obras que causou maior polêmica nessa exposição foi:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.













PERGUNTA 4


  1. O processo de identidade da Bienal, podemos dizer, ainda é de representação de arte contemporânea, atingindo o pré-moderno, moderno e o pós-moderno. Dentro de uma metrópole em constante transformação como São Paulo, a arte se modifica a cada dois anos. Desse modo:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.













PERGUNTA 5


  1. O trabalho de _____________ abrange vários materiais e técnicas, desde a escultura e a atuação, até a fotografia, o vídeo e as instalações (construções).
    Preocupado com a suposta certeza física provocada pelos ambientes familiares, o artista cria intervenções espaciais e altamente sensoriais, que ajudam a dar ao espectador uma experiência única, uma sensação que pode tanto ser contemplativa quanto sutilmente perturbadora de sua percepção.
    Qual alternativa completa corretamente a lacuna?
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.















PERGUNTA 6


  1. Para a 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, esse artista realizou pinturas murais de grandes proporções. Em retratos monumentais, o artista utiliza esse parâmetro para retratar exatamente as pessoas estigmatizas na sociedade atual. São pessoas envolvidas em crimes e que são expostas de forma sensacionalista em retratos nas páginas policiais dos jornais paraenses.
    O texto se refere ao artista:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.
















PERGUNTA 7


  1. Que artista ficou famoso por ter sido casado com a ex-atriz pornô húngara e naturalizada italiana, Ciciolina, e que utiliza em seu trabalho uma mistura de materiais que retratam a porcelana, o balão metalizado, os objetos e os personagens desejados pela cultura de massa, o kitsch? As relações que seus trabalhos possuem em relação ao conceito de kitsch e como pelo seu trabalho artístico, esse autor transforma o que é kitsch em obra de arte.
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.












PERGUNTA 8


  1. Sobre a Bienal de São Paulo é correto afirmar:
    I- Considerada a maior exposição de arte moderna e contemporânea da América Latina.
    II- Não faz parte do circuito das grandes bienais do mundo.
    III- Tem como objetivo ultrapassar os limites físicos da exposição no prédio do Ibirapuera e continuar a exposição de forma itinerante por diferentes cidades brasileiras.
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.














PERGUNTA 9


  1. Sobre a dOCUMENTa, podemos dizer:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.

















PERGUNTA 10


  1. São Paulo adota gente do mundo todo. Calcula-se que mais de 2,5 milhões de estrangeiros tenham se estabelecido por aqui, escolhendo essa cidade para viver desde que o país se abriu para a imigração no século 19. Dessa miscelânea de costumes e tradições surgem manifestações artísticas e culturais que formam parte do patrimônio cultural da cidade de São Paulo.
    Qual dessas manifestações culturais é realizada todos os anos durante os finais de semana de agosto, comemorada desde 1926, pelos imigrantes, é hoje uma das festas mais tradicionais da capital paulistana?
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.













Alternativa: C
Comentário: a Festa de Nossa Senhora da Achiropita, realizada no Bixiga por imigrantes italianos originários da Calábria, durante os finais de semana de agosto, é hoje uma das festas mais tradicionais da capital paulistana.





















































































































































































































































RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...