Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
NÍVEL DE PROVA: MUITO CHATO
A)
De uma maneira religiosa,
abandonando a herança grega<<<<<<<<<
B)
De uma maneira tecnológica.
C)
De modo a unir a religião com
a herança grega.
D)
De forma a prestigiar o método
científico e o religioso
E)
Como assunto dos alquimistas,
ligados a Deus.
“Muito
cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no
senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de
dispor de conhecimentos metodicamente elaborados, portanto mais confiáveis. Mas
a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber
racional que acabou se estabelecendo, no Ocidente, há apenas um século, com uma
forma dita científica” (LAVILLE, C; DIONNE, J. A
construção do saber, manual de pesquisa científica em ciências
humanas. Porto Alegre: Artes Médicas: Belo Horizonte, UFMG, 1999. p. 22).
I
- Na Idade Média, surge a
desconfiança em relação às explicações do Universo baseadas nos deuses, na
magia ou na superstição.
II
- Com a Idade Moderna,
reencontramos a reflexão filosófica, mas, dessa vez, dominada pela religião.
III
- Na Grécia Antiga, observamos
que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar da
superstição.
É
correto apenas o que se destaca na(s) afirmativa(s):
A) II
e III.
B)
Todas as afirmativas são
incorretas<<<<<<<<<<<<<<<<
C)
I.
D) I
e III.
E)
Todas as afirmativas são
corretas.
"Platão
foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando a intuição
como forma de pensamento superior. Para Platão, o mundo sensível está em
constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões
óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão
do tempo".
I -
A preocupação científica procura fundamentações verdadeiras para explicar a
ocorrência dos fenômenos.
II -
Quando, no texto em questão, apresenta-se a expressão "intuição como forma
de pensamento superior”, Platão dirige-se ao conhecimento vulgar que tem essa
característica.
III
- No excerto, pode-se perceber
referência ao senso comum na passagem "não se pode conhecer uma coisa que
deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo".
A) I
e II.
B) II
e III.
C) I
e III. <<<<<<<<<<<<<<<
D) III.
E)
Todas as afirmativas são
corretas.
"uma
investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de
esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa
de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau"
(BASTOS, C,; KELLER, V., 2000).
I -
A ciência é o único processo que capacita os estudantes para a prática do
conhecer.
II -
Qualquer cientista é treinado a pensar, independentemente da área em que atue.
(II
- A ciência é inferior ao senso comum e, nesse sentido, a ciência não consegue
oferecer ao cientista a capacidade de obtenção de conhecimento treinado e
aprimorado.
A) I.
B) II.<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
C) III.
D) I
e II.
E)
II e III.
A) O
método científico implica a seleção de técnicas e na forma de avaliar
alternativas para a ação científica.
B) O
método refere-se à ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários
para atingir um fim dado ou resultado desejado.
C) Na
ciência, o método constitui os instrumentos básicos que ordenam, de início, o
pensamento em sistemas, bem como traçam de forma ordenada o procedimento do
cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo.
D) O
método, como um procedimento ordenado, deve ser sempre prefixado,
independentemente da natureza do fenômeno observado.<<<<<<<<<<<<<<<
E)
O método científico permite
colocar à prova as hipóteses científicas.
"Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma
sensível diferença entre expressões da forma 'Eu acho que' e 'Eu sei
que'." (MATALLO JÚNIOR, H. A
problemática do conhecimento. 2000).
Sobre
o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A) A
expressão 'Eu acho que' exprime opinião sem haver necessidade de argumentação
sólida que a comprove.
B) A
expressão 'Eu acho que' exprime opinião e sua justificativa só é permitida com
outra opinião, conquistada a partir de um processo de investigação científica -
positivismo<<<<<<<<
C) O
emitir de opiniões, da forma como denota a expressão 'Eu acho que', representa
um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência
pessoal acumulada.
D) A
expressão 'Eu acho que' refere-se ao senso comum, valorada por crenças, ações e
comportamentos cotidianos.
E) Mesmo
que a expressão 'Eu acho que' remeta ao senso comum, portanto a uma questão
ideológica, esse tipo de conhecimento pode ser considerado na construção de
teorias científicas. Afinal, uma pesquisa científica pode surgir de uma dúvida,
mesmo que inicialmente não fundamentada.
I
- O desenvolvimento de um
texto acadêmico é apresentado na forma de capítulos ou quebrado em seções,
itens ou subitens.
II
- Introdução e conclusão, ou
considerações finais, são normalmente as últimas partes a serem escritas.
III
- O resumo é a paráfrase por
excelência, em que o texto é de total pensamento do autor-escritor.
A) I.
B)
II.
C)
III.
D) II
e III.
E) Todas
as afirmativas são corretas. <<<<<<<
I -
Com o advento da informática, o uso de recursos audiovisuais por parte do aluno
o auxilia na apresentação pela possibilidade de demonstrar ter domínio sobre os
recursos tecnológicos.
II -
O uso de tabelas e gráficos facilita o escritor, pois, através de imagem e
números, transmite a mesma mensagem que o texto escrito.
III -
Tabelas e gráficos, quando apresentados no corpo de um texto, falam por si só.
A)
I.
B)
li.
C)
I e II.
D) III.
E)
Todas as afirmativas são
incorretas. <<<<<<<<<<<<<
I
- A metodologia estuda o modo
como as ciências se desenvolvem.
II
- A curiosidade representa
papel significativo para o desenvolvimento da ciência.
III
- A ciência se apresenta como
uma forma uniforme de achar alguma razão na observação dos fatos.
A) I
e III.
B) I
e II.
C) II.
D) Todas
as afirmativas são corretas. <<<<<<<<<<<<<<
E) II
e III.
A) Pessoas
intelectualmente inferiores.
B) Pessoas
que exigem comprovação e prova da verdade.
C) Pessoas
que inventam novas soluções e construção progressiva da ciência.
D) Pessoas
que se adaptam às mudanças da vida para aprender e sobreviver<<<<<<<<<<
E) Pessoas
que exigem a demonstração clara do que foi afirmado.