quarta-feira, 3 de abril de 2019

Unip - Prova - Metodologia do Trabalho Academico (2019)


Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

NÍVEL DE PROVA: MUITO CHATO

A)     De uma maneira religiosa, abandonando a herança grega<<<<<<<<<
B)     De uma maneira tecnológica.
C)     De modo a unir a religião com a herança grega.
D)    De forma a prestigiar o método científico e o religioso
E)     Como assunto dos alquimistas, ligados a Deus.
“Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados, portanto mais confiáveis. Mas a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber racional que acabou se estabelecendo, no Ocidente, há apenas um século, com uma forma dita científica” (LAVILLE, C; DIONNE, J. A construção do saber, manual de pesquisa científica em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas: Belo Horizonte, UFMG, 1999. p. 22).
I     - Na Idade Média, surge a desconfiança em relação às explicações do Universo baseadas nos deuses, na magia ou na superstição.
II     - Com a Idade Moderna, reencontramos a reflexão filosófica, mas, dessa vez, dominada pela religião.
III     - Na Grécia Antiga, observamos que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar da superstição.
É correto apenas o que se destaca na(s) afirmativa(s):
A) II e III.
B)    Todas as afirmativas são incorretas<<<<<<<<<<<<<<<<
C)     I.
D)    I e III.
E)     Todas as afirmativas são corretas.
Conforme afirma Heitor Matallo Jr em A problemática do conhecimento (2000),
"Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando a intuição como forma de pensamento superior. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo".
I     - A preocupação científica procura fundamentações verdadeiras para explicar a ocorrência dos fenômenos.
II     - Quando, no texto em questão, apresenta-se a expressão "intuição como forma de pensamento superior”, Platão dirige-se ao conhecimento vulgar que tem essa característica.
III     - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem "não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo".
A)     I e II.
B)     II e III.
C)     I e III. <<<<<<<<<<<<<<<
D)    III.
E)     Todas as afirmativas são corretas.
"uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau" (BASTOS, C,; KELLER, V., 2000).
I     - A ciência é o único processo que capacita os estudantes para a prática do conhecer.
II    - Qualquer cientista é treinado a pensar, independentemente da área em que atue.
(II - A ciência é inferior ao senso comum e, nesse sentido, a ciência não consegue oferecer ao cientista a capacidade de obtenção de conhecimento treinado e aprimorado.
B)    II.<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
C)     III.
D)    I e II.
E)     II e III.
A)     O método científico implica a seleção de técnicas e na forma de avaliar alternativas para a ação científica.
B)     O método refere-se à ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou resultado desejado.
C)     Na ciência, o método constitui os instrumentos básicos que ordenam, de início, o pensamento em sistemas, bem como traçam de forma ordenada o procedimento do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo.
D)     O método, como um procedimento ordenado, deve ser sempre prefixado, independentemente da natureza do fenômeno observado.<<<<<<<<<<<<<<<
E)     O método científico permite colocar à prova as hipóteses científicas.

"Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma 'Eu acho que' e 'Eu sei que'." (MATALLO JÚNIOR, H. A problemática do conhecimento. 2000).
Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
A)     A expressão 'Eu acho que' exprime opinião sem haver necessidade de argumentação sólida que a comprove.
B)     A expressão 'Eu acho que' exprime opinião e sua justificativa só é permitida com outra opinião, conquistada a partir de um processo de investigação científica - positivismo<<<<<<<<
C)     O emitir de opiniões, da forma como denota a expressão 'Eu acho que', representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada.
D)     A expressão 'Eu acho que' refere-se ao senso comum, valorada por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
E)     Mesmo que a expressão 'Eu acho que' remeta ao senso comum, portanto a uma questão ideológica, esse tipo de conhecimento pode ser considerado na construção de teorias científicas. Afinal, uma pesquisa científica pode surgir de uma dúvida, mesmo que inicialmente não fundamentada.
I     - O desenvolvimento de um texto acadêmico é apresentado na forma de capítulos ou quebrado em seções, itens ou subitens.
II    - Introdução e conclusão, ou considerações finais, são normalmente as últimas partes a serem escritas.
III     - O resumo é a paráfrase por excelência, em que o texto é de total pensamento do autor-escritor.
A)     I.
B)     II.
C)     III.
D)    II e III.
E)     Todas as afirmativas são corretas. <<<<<<<
I     - Com o advento da informática, o uso de recursos audiovisuais por parte do aluno o auxilia na apresentação pela possibilidade de demonstrar ter domínio sobre os recursos tecnológicos.
II     - O uso de tabelas e gráficos facilita o escritor, pois, através de imagem e números, transmite a mesma mensagem que o texto escrito.
III     - Tabelas e gráficos, quando apresentados no corpo de um texto, falam por si só.
A)     I.
B)     li.
C)     I e II.
D)    III.
E)     Todas as afirmativas são incorretas. <<<<<<<<<<<<<
I     - A metodologia estuda o modo como as ciências se desenvolvem.
II     - A curiosidade representa papel significativo para o desenvolvimento da ciência.
III     - A ciência se apresenta como uma forma uniforme de achar alguma razão na observação dos fatos.
A)     I e III.
B)     I e II.
C)     II.
D)    Todas as afirmativas são corretas. <<<<<<<<<<<<<<
E)     II e III.
A)     Pessoas intelectualmente inferiores.
B)     Pessoas que exigem comprovação e prova da verdade.
C)     Pessoas que inventam novas soluções e construção progressiva da ciência.
D)    Pessoas que se adaptam às mudanças da vida para aprender e sobreviver<<<<<<<<<<
E)     Pessoas que exigem a demonstração clara do que foi afirmado.

RESPOSTAS - MODULO Introdução ao conceito de arte - PÓS GRADUAÇÃO - ARTE EDUCAÇÃO

  MODULO Introdução ao conceito de arte     Introdução ao conceito de arte Desafio Você sabia que a palavra "arte" ve...