Disciplina: - Vídeo - Princípios e Técnicas
Questão 1:
“O vídeo é sensorial, visual, possui linguagem
falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas,
interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Somos atingidos por todos
os sentidos e de todas as maneiras. O vídeo nos seduz, informa, entretém,
projeta em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços”
(MORAN, 2009, p.28).
A) Técnico, que pode ser classificado como um filme,
documentário, videoclipe, animação, registro pessoal, etc.
B) Cognitivo e subjetivo, um universo de
possibilidades da percepção.
C) Técnico e subjetivo, interligando os dois.
D) Apenas cognitivo, enfatizando o poder da
imaginação.
E)
Cognitivo e
técnico, fazendo uma relação entre linguagem e imaginação.
Questão 2:
Existe
uma tendência muito crescente, no sentido da imagem com varredura progressiva,
onde não existe o entrelaçamento, e cada quadro é desenhado de uma só vez. Em
qual sistema essa tendência funciona muito bem?
A) No sistema PAL.
B) No sistema SECAM.
C) No sistema still.
D) No sistema NTSC.
E)
No sistema
SecureDigital
Ele será, quase sempre, o antagonista da história, pois
seu personagem pode ser tão fascinante quanto a do próprio herói. Caminha em
direção às trevas, ou em direção oposta ao protagonista, e é responsável pelos
desafios aos quais o herói é provado no decorrer da história. Por ser uma força
maléfica, pode não se materializar fisicamente. O equilíbrio das duas
personagens normalmente se mantém para que o público mantenha a dúvida do
desfecho.
A) O arquétipo camaleão.
B) O arquétipo herói.
C) O arquétipo sombra.
D) O arquétipo mentor.
E)
O arquétipo
origem.
pode ser ________ ou _________ . Elas também podem ser captadas através de câmeras de vídeo
digital, _____________ digitais ou um ______________ de fitas VHS
antigas convertido para
Qual alternativa completa as lacunas acima?
A) Em movimento, estática, câmeras fotográficas, vídeo
digitai e vídeo analógico.
B) Dinâmica, compacta, câmeras fotográficas, vídeo
digital e vídeo analógico.
C) Estática, em movimento, câmeras fotográficas, vídeo
analógico e vídeo digital.
D)
Dinâmica,
compacta, câmeras fotográficas, vídeo analóg co e vídeo digital.
E)
Movimento,
compacta, câmeras fotográficas, vídeo analógico e vídeo digital.
Questão 5:
Na fase do projeto audiovisual, quando é elaborado o orçamento de produção, o diretor de produção deve elaborar
uma planilha de levantamento de produção, contendo tudo que será necessário
para a realização do projeto. Essa planilha deve possuir três fases. Qual
dessas fases deve estabelecer a descrição das atividades que serão
desenvolvidas por todos os envolvidos no projeto, seja direta ou indiretamente?
A)
Pós-produção/finalização.
B)
Criação/desenvolvimento.
C)
Pré-produção/preparação.
D)
Produção/execução.
E)
Pré-produçâo/execução.
Questão 6:
Nasceu em 1940 na cidade de Santos (SP). Durante a infância,
acompanhou sua mãe nas produções das quermesses e festividades da comunidade
católica santista; atuou nos teatros de bairro que ela organizava e tocou piano
em programas de rádio como menino prodígio.
A que importante diretor de arte do cinema brasileiro o texto se refere?
A)
Pierino
Massenzi.
B) Clóvis
Bueno.
C)
Vera
Hamburger.
D)
Marcos
Flaksman.
E)
Adrian Cooper.
Questão 7:
Existem muitas maneiras de denominar um vídeo
e muitas mais para definir suas características e formatos diferentes. Quanto
ao seu aspecto técnico, o que se pode dizer em relação ao seu conteúdo e a sua
produção?
A)
Podemos dizer
que um vídeo é um conjunto de imagens; em relação ao seu conteúdo pode ser um
filme; e em relação à sua produção pode ser profissional.
B)
Podemos
simplesmente dizer que um vídeo é um conjunto de imagens em movimento; em
relação ao seu conteúdo, pode ser um filme ou um documentário; e em relação à
sua produção, pode ser profissional ou caseiro.
C)
Podemos
simplesmente dizer que um vídeo é um conjunto de imagens dinâmicas; em relação
ao seu conteúdo, são geradas pelo computador; e em relação à sua produção, é explorada
das mais diversas maneiras.
D)
Podemos
simplesmente dizer que um vídeo é um conjunto de imagens em movimento; em
relação ao seu conteúdo, são imagens dinâmicas, geralmente geradas pelo
computador; e em relação à sua produção, pode ser profissional ou caseiro.
E)
Podemos dizer
que um vídeo é um conjunto de imagens estáticas; em relação ao seu conteúdo,
pode ser um filme ou documentário; e em relação à sua produção, pode ser
profissional ou caseiro.
Questão 8:
As possibilidades de se trabalhar com vídeo avançaram
muito com os caminhos percorridos pelo vídeo digital e com o avanço das
tecnologias, antes restritos aos estúdios de vídeo e cinema. Dos pontos abaixo,
quais contribuíram para tal avanço?
I - A parceria
entre os computadores pessoais e o vídeo digital, encontrado hoje em dia nos
celulares, câmeras compactas, câmeras fotográficas semiprofissionais e
profissionais, e as diversas filmadoras existentes.
II
- O custo
muito mais barato.
III
- A internet.
A) Todas as alternativas
estão corretas.
B)
As
alternativas I e II estão corretas.
C)
As
alternativas I e III estão corretas.
D)
As
alternativas II e III estão corretas.
E)
Apenas a
alternativa I está correta.
O registro da produção, também chamado ________, tem como objetivo
principal preservar a memória do projeto. Faz parte desse processo ________ , _____________ e ________________ toda a documentação que envolveu o projeto audiovisual.
Qual alternativa completa
respectivamente as lacunas acima?
A)
Criação,
executar, produzir e finalizar.
B)
Making
Off, fotografar, gravar e
arquivar.
C)
Criação,
executar, gravar e arquivar.
D)
MakinfOff, fotografas, produzir e finalizar.
E)
Making
Off, executar, produzir e
finalizar.
A) A chegada da internet e de sites de
compartilhamento de conteúdo, principalmente de vídeos, transformaram
radicalmente a produção audiovisual, diante da interatividade e flexibilidade
da web, a demanda deixada pelas redes de televisão foi ocupada pelo site
Youtube, criado em 2005.
B) Achegada da internet transformou radicalmente a
produção audiovisual. Diante da interatividade e flexibilidade da web, a
demanda deixada pelas redes de televisão foi ocupada por ela através de
produções independentes compartilhadas por e-mail entre produtores de arte.
C) Achegada da internet e de sites de relacionamentos,
transformando radicalmente a produção audiovisual. Diante da interatividade e
flexibilidade da web, a demanda deixada pelas redes de televisão foi ocupada
pelo site Facebook, criado em 2004.
D A chegada da internet e a
flexibilidade da web foi o advento que veio preencher o espaço deixado pelas
redes de
televisão.
E) A chegada da internet trouxe
uma grande evolução para a produção audiovisual e a divulgação das obras
amadoras por meio de blogs, que veio preencher a demanda deixada pelas redes de
televisão.